Nós já vimos aqui no blog que um desarranjo no intestino do bebê é normal. Mas, se ele começar a evacuar muito molinho, com muco, mal cheiro, se estiver com febre, parecer estar abatido ou perdendo peso, é possível que seja um quadro de diarreia, portanto, fale com o pediatra.

As causas de uma diarreia são diversas: infecções virais ou bacterianas, preparação incorreta de leite em pó, armazenamento incorreto de leite materno, uso de antibióticos, algumas alergias e em casos mais raros, até mesmo algumas deficiências de enzimas.

O maior risco do intestino muito solto nas crianças é a desidratação. Fique atento a sinais de desidratação como a diminuição na frequência da urina, olhos fundos, boca seca, a incapacidade de produzir lágrimas no choro, irritabilidade e uma diminuição do ânimo normal da criança.

 

A água de coco pode ser inserida junto com o soro ou bebidas de reidratação, mas não sozinha, pois não possui a quantidade de eletrólitos necessária. Crianças maiores de 1 ano podem beber sucos diluídos. Evite oferecer bebidas muito doces, pois o açúcar atrai mais água para o intestino, o que pode agravar a diarreia.

Não precisa se preocupar se a criança não aceita bem a alimentação durante uma crise de diarreia. Mas se ela estiver aceitando a comida, mesmo que em quantidade reduzida, existem alguns alimentos que auxiliam no combate contra a diarreia: arroz, mandioca, bolacha água e sal, cará, cenoura cozida, caju, biscoito, pão branco, maçã, banana-prata, banana-maçã, maisena, mandioquinha, limão, goiaba sem casca, batata e inhame.

As frutas mais recomendadas são maçã, banana-maçã, goiaba, maracujá e limão (pode ser em forma de suco). Uma alimentação leve, à base de carboidratos, é mais indicada. O mais importante é que a criança tome bastante líquido para prevenir ou tratar uma possível desidratação.

Lembre-se: em casos mais intensos, procure um médico imediatamente.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *