criancas_desacompanhadas

Com a antecipação das férias, por causa da Copa, muitas mamãe este ano não conseguiram férias junto a seus pequenos e assim precisam mandar seus pequenos tesouros para passar uma temporada na casa de parentes ou amigos.  – Mas como levar meu filho para casa de alguém  se não tenho tempo nem pra isso?

A resposta é: Mande-o SOZINHO.

Pode soar como abandono mas olhando por um outro angulo você verá que esta viagem poderá desenvolver na criança sua capacidade de interagir com pessoas diferentes de seu convívio e sua capacidade de “independência” , mesmo que esta seja assistida por pessoas específicas para isso.

As regras de viagem de menor desacompanhado são bem parecidas tanto para viagens de ônibus quanto as de avião. Aqui esboçaremos as regras para viagens DENTRO DO BRASIL, viagens internacionais exigem um pouco mais de cuidado e ficará para um próximo post.

De modo geral funciona da seguinte forma:

São consideradas MENORES DESACOMPANHADOS crianças até 12 anos incompletos (11 anos e 11 meses) e que não possua nenhuma pessoa, maior de 18 anos, viajando junto a ela. Algumas empresas cobram pelo serviço outras não. O ideal é sempre entrar em contato com a empresa que fara o transporte de seu filho (a) para saber se eles exigem algo a mais.

Crianças de 0 a 2 anos = Nenhuma empresa transporta crianças nesta idade. (Pelo menos eu não conheço nenhuma. Nem de ônibus, nem de avião). Por questões lógicas!

Crianças de 2 a 5 anos = A maioria das empresas ainda não aceitam esta faixa etária. Porém, as que aceitam é obrigatória a contratação de um funcionário extra, além da documentação da criança e autorização Judicial.  Este funcionário contratado acompanhará a criança em todos os momentos do check-in ao desembarque (até a entrega a um responsável já autorizado pelos pais para isto) e será exclusivo para o auxilio dela. Claro que você paga a passagem do funcionário também!

Crianças de 5 a 12 anos = Aceito por todas as empresas mediante a apresentação de documentação e autorizações.

alaelalised

Lembrando que aqui estamos falando apenas de VIAGENS DOMÉSTICAS.

O documentos aceitos, em formato original ou cópia autenticada, são:
• Passaporte;
• Carteira de Identidade (​RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública de um dos estados da Federação ou Distrito Federal;
• Cartão de Identidade expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército;
• Certidão de Nascimento.

phpThumb_generated_thumbnailpng

E a Autorização tem que ser Judicial ou pode ser Simples?

Se a criança embarcar com um responsável a autorização poderá ser simples ou Judicial dependendo do caso. Veja a tabela disponibilizada pela TAM Linhas Aéreas (clique na imagem).

tabela tam

O Tribunal de Justiça de São Paulo, disponibilizou uma cartilha e alguns modelos de autorizações no site:

http://www.tjsp.jus.br/EGov/InfanciaJuventude/Coordenadoria/AutorizacaoViagemMenor.aspx

alleinreisendekinder

Restou alguma dúvida? Mande um e-mail pra nós: contato@maedoano.com.br

Boa sorte papais! E boa viagem crianças!!

Paulistana de nascimento, Paraibana de coração. Casada há pouco e “amigada” a muito, mãe da Giulia minha pequena joia e do Dachshund Tiko nosso mascote . Formada em turismo segui minha carreira na aviação por 8 anos. Depois de um marido, um cachorro e um bebe (chegando em minha vida nesta ordem..rs..) procurei algo que pudesse ainda conciliar com a função mãe e dona de casa. Para isso me tornei franqueada da Portal Travel e assim vendo sonhos e felicidade procurando sempre oferecer a todas as famílias o que desejo pra minha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *