Especialista dá dicas de como limpar esses itens que sujam facilmente, principalmente na fase em que as crianças estão desenvolvendo a coordenação motora

Manter a cadeira de alimentação higienizada é importante para a saúde dos bebês Clique para ver maior | Imagem: Divulgação
Manter a cadeira de alimentação higienizada é importante para a saúde dos bebês
Clique para ver maior | Imagem: Divulgação

Um dos artigos indispensáveis para o desenvolvimento da criança é a cadeira de alimentação. Isso porque ela permite que os pequenos curtam um dos melhores prazeres da vida, em segurança, desde cedo: comer. A partir dos nove meses, a criança desenvolve o chamado “movimento de pinça”, quando consegue pegar objetos e alimentos com as pontas dos dedos indicador e polegar. E a partir daí, a coordenação motora vai melhorando aos poucos e ela já é capaz de segurar os talheres.

Mas essa fase também é marcada por muita bagunça e sujeira. Claro, como a criança ainda está desenvolvendo esses movimentos, é normal que ela suje todo o rosto, as roupas, a cadeira de alimentação e, muitas vezes, tudo ao redor. Lavar as roupas e limpar a criança são tarefas fáceis. Mas e a cadeira? Você sabe como higienizar da forma correta?

Quem dá as dicas é Amanda Teixeira, coordenadora de desenvolvimento da Tutti Baby, empresa especializada em produtos infantis: “É importante que o pai ou a mãe leia o manual da cadeira que a criança utiliza para verificar se o tecido pode ser retirado ou não para lavar. Nesse caso, todas as orientações devem ser seguidas para que a integridade do produto esteja garantida. Então, é só lavar, secar ao sol e fixar à cadeirinha novamente”, ressalta.

A orientação acima é mais válida para as cadeiras compactas, já que as de pé, normalmente, são de tecido plastificado e impermeável. “Nesse caso, os pais podem utilizar uma esponja com água e detergente neutro para limpar bem o assento. E a bancada de apoio pode ser higienizada com um pano seco e álcool”, indica Amanda.

É importante lembrar que a limpeza deve ser feita a cada refeição, já que o acúmulo de restos de comida, junto do pó ou outra sujeira, pode trazer alergias aos pequenos. Além disso, é um chamariz para formigas, que podem picar – e machucar – a criança.

Mariana é paraibana, mas vive atualmente em Aveiro - Portugal. Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing, comunicação e eventos. É fundadora do Mãe do Ano e, além dele, é responsável pelo Roteiro Baby Aveiro, que divulga a programação infantil na cidade de Aveiro.

2 Comments on Higienização das cadeiras de alimentação: como fazer

  1. Amanda
    11/08/2017 at 15:34 (1 ano ago)

    Gostaria de saber como tirar a mancha no plástico impermeável da cadeira.
    Manchou por causa da cenoura, melancia.

    Responder
  2. Mariana De Jesus santos
    28/09/2017 at 19:03 (11 meses ago)

    O assento da cadeirinha de alimentação eata com várias mamchas de mofo e quero saber como faço pra tirar essas manchas. Desde já agradeço

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *