Olá Meninas!!! Hoje, 31 de novembro  é dia dia Halloween!!! Todo mundo ama se vestir de bruxas, vampiros, zumbis e outras coisas monstruosas e assustadoras. Mas você sabe o verdadeiro significado do Halloween?

Halloween
Halloween

O Halloween (festa das bruxas), vem do “All Hallows’ Even” (Noite de Todos os Santos) comemorado no dia 01 de novembro. Esta é uma festa super popular nos países de língua inglesa, principalmente nos Estados Unidos. É tipo o carnaval ou o São João pra gente.

As crianças e os adultos  esperam o ano inteiro para sair pelas casas pedindo “Trick or Treat” (doces ou travessuras, em português). Mas de onde isso veio? Vocês sabem  o porquê das abóboras, das bruxas, fantasmas e esqueletos?

Crianças no Halloween
Crianças no Halloween

Halloween,na verdade, era um ritual do povo Celta, que habitou a Grã-Bretanha e a França entre o ano 2000 e o ano 100 antes da era cristã. Para eles, a noite de 31 de outubro, data da comemoração até hoje, indicava o início do Samhain, uma importante celebração que marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno, “a estação da escuridão e do frio”, um período associado aos mortos. No Halloween, segundo a mitologia desse povo, era possível entrar em contato com o mundo dos desencarnados.

Como se pregava que esse contato libertava todo tipo de espírito, as pessoas acreditavam que, durante aquela noite, fantasmas, demônios e fadas ficavam à solta (Ui! Medooo!)

Abóbora

O símbolo mais conhecido da festa, a cara assustadora esculpida em abóboras, representa uma antiga lenda celta: Jack, um homem mesquinho condenado a vagar pela eternidade, pediu uma brasa ao capeta (rs) e a colocou dentro de um nabo para iluminar seu caminho. Com a imigração irlandesa para os Estados Unidos no século 19, o vegetal foi trocado. Como o nabo era difícil de ser encontrado na América, ele foi substituído pela abóbora acesa com uma vela, que ganhou o nome de Jack da Lanterna.

Abóbora

Doces ou Travessuras

Segundo a crença celta, o caos reinava na noite do Halloween. Para acalmar os espíritos despertados, era comum deixar leite e comida na porta de casa. A moda pegou nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, onde até hoje as crianças saem fantasiadas para pedir doces — quando não são atendidas, ameaçam pregar um susto, como fariam os espíritos. A senha é a famosa expressão (“travessura ou gostosura”), provavelmente usada pela primeira vez na década de 30.

Doces ou Travessuras
Doces ou Travessuras

Aqui no Brasil a tradiçao ainda nao pegou de verdade, mas vem ganhando espeço pouco a pouco, graças as escolas que ensinam a língua inglesa e aos poucos vem ganhando o coraçao dos brasileiros, principalmente as crianças.

E como nós do mãe do Ano não poderíamos deixar faltar, mais uma vez, realizamos o nosso ÏII Happy Halloween, dia 02 de novembro.

Halloween Mãe do Ano
Halloween Mãe do Ano

Então é isso gente! espero que tenham gostado dessa “curiosidade”sobre o Halloween.

Beijos e até domingo na festa do Halloween Mãe do ano!

Contribuição do leitor ou de Assessoria de comunicação Parceira. Saiba como participar do blog: http://www.maedoano.com.br/participe-do-blog/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *