Tomar vacina ou ir à farmácia comprar um antibiótico são atitudes tão normais do nosso dia a dia que nem nos damos conta do quanto a medicina evoluiu para isso se tornar possível. E mais incrível ainda é pensar que estes avanços são relativamente recentes.

Vacinas

A primeira grande revolução da medicina foram as vacinas. Foi no século XVIII que Edward Jenner descobriu como usar a própria doença em uma pessoa saudável para torná-la imune a enfermidades. No final do século XIX, os estudos evoluíram e trouxeram as vacinas contra a febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola e muitas outras que são utilizadas até hoje. E a medicina não para de evoluir e desenvolver vacinas novas e mais eficientes.

Antibióticos

Os responsáveis pela segunda grande revolução da medicina foram os antibióticos. E se as vacinas evitaram que milhares de pessoas ficassem doentes, os antibióticos possibilitaram a cura de diversas doenças que eram fatais. A penicilina, primeiro antibiótico usado com sucesso no tratamento de infecções causadas por bactérias, foi descoberta em 1928 por Alexander Fleming. Foi graças aos antibióticos que doenças como pneumonia, tuberculose e até mesmo um simples machucado, deixaram de ser fatais.

Células-tronco

As células-tronco são a nova revolução da medicina. Elas foram utilizadas com sucesso pela primeira vez em 1957. Desde então, inúmeras descobertas estão sendo feitas a partir de estudos com estas células especiais.

Você sabia que as células-tronco podem ser encontradas no dente de leite e armazenadas para futuras necessidades? Uma das vantagens destas células é que elas podem dar origem a muitos tipos diferentes de células e tecidos.

Tratamentos com células-tronco do dente de leite

Alguns dos tratamentos com células-tronco que já estão em fase de ensaios clínicos são: diabetes, doenças hepáticas, osteoporose, regeneração óssea, fissura lábio palatina, regeneração de defeitos cartilaginosos, regeneração de córnea, regeneração de lesões da medula espinhal, entre outros. Falar em células-tronco do dente de leite significa falar em avanço na medicina. Apesar de parecer um método distante, os tratamentos que usam estas células já são realidade hoje em dia.

Mariana é paraibana, mas vive atualmente em Aveiro - Portugal. Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing, comunicação e eventos. É fundadora do Mãe do Ano e, além dele, é responsável pelo Roteiro Baby Aveiro, que divulga a programação infantil na cidade de Aveiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *