ILM6-2

Férias é sinônimo de liberdade, horários mais flexíveis, passeios e refeições fora de casa. Contudo, este período implica muitas vezes, em menor rigor na escolha dos alimentos, o que leva as crianças ao consumo desenfreado de balas, sorvetes, refrigerantes, Fast Foods e entre outras guloseimas. Pensado na importância de manter uma rotina saudável, minimizando o impacto de doces e salgados, a Thuane Martins nutricionista da ONG Liga Solidária preparou algumas dicas para refeições saudáveis sem deixar o sabor de lado.

“O segredo para uma alimentação saudável é o equilíbrio, variedade e moderação. Não há a necessidade de excluirmos um alimento da nossa rotina, com moderação nenhum deles se torna vilão”.

  1. Tome o café da manhã, mesmo acordando mais tarde devido as férias, é de extrema importância realizar esta refeição. Inclua pães integrais, frutas, sucos, leite e derivados magros e cereais.
  2. Atenção aos embutidos (presunto, mortadela, salame e etc.), pois são ricos em gordura, sódio e conservantes. Substitua-os por alimentos mais nutritivos e menos calóricos como: Queijo branco e patês (frango, atum, cenoura, ricota, etc.).
  3. Prefira se refrescar com água, sucos naturais, água de coco e sorvetes de frutas.
  4. Evite que as crianças fiquem mais de três horas sem se alimentar, assim permanecerão nutridas e com energia para brincar, além de não exagerar na quantidade de comida na refeição seguinte.
  5. Busque alimentos menos calóricos, como frutas e pães integrais para os lanches intermediários e realize refeições principais equilibradas que contenham salada, arroz, feijão, grelhado e legumes.
  6. Consuma frituras com moderação, prefira os alimentos assados, grelhados, refogados ou cozidos.
  7. Caso a alimentação seja fora de casa, procure um lugar que ofereça uma maior variedade, como um buffet self-service, no qual, podemos fazer melhores escolhas e adequar a quantidade.
  8. Nos restaurantes, evite alimentos de fácil contaminação como ovo, maionese e molhos caseiros, que são frequentemente expostos em ambiente não refrigerado que podem acarretar intoxicação alimentar.
  9. Permita que as crianças participem do processo de preparo das refeições, isto desperta interesse em experimentar novos alimentos.
  10. Em casa, evite deixar as guloseimas (salgadinhos, balas, chocolates, etc.) de fácil acesso e à disposição das crianças.

Hambúrguer Nutritivo
Ingredientes:
100g de carne moída
½ ovo
1 colher (sopa) de farinha de aveia
1 xícara de espinafre cozido
Sal e cheiro verde a gosto

Modo de Preparo
Bata o ovo;
Misture todos os ingredientes e modele no formato de hambúrguer;

Doure os hambúrgueres em uma frigideira antiaderente untada com pouco óleo;
Servir com salada colorida ou com pão integral, alface e rodelas de tomate.

Bolo de Cenoura Saudável
Ingredientes:
½ xícara (chá) de óleo de soja
4 claras
3 cenouras médias (400g)
1 xícaras(chá) de farinha de trigo
1 xícara(chá)de farinha de aveia
2 xícaras(chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó21

Modo de fazer
Coloque no liquidificador o óleo, os ovos, e a cenoura. Bata muito bem. Junte o restante dos ingredientes e bata até misturar bem. Depois, coloque em assadeira untada e assar em forno não muito quente.

Fica legal também se colocar como cobertura deste bolo geleias de frutas vermelhas (morango, amora e goiaba).

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *