1012665_712459375475417_83079011743264405_n

No hemisfério sul, o dia 21 de setembro sinaliza a chegada da primavera. Na mesma data, há 30 anos, se comemora no Brasil o Dia da Árvore. Para lembrar a data, a Fundação Espaço Cultural (Funesc) realiza, neste domingo (21), uma ação intitulada “Brincando com Natureza”, com a participação do grupo Los Iranzi. O evento gratuito inclui plantio e distribuição de mudas de plantas e árvores frutíferas, além de apresentação de espetáculo circense montado especialmente para a ocasião.

O evento começa às 15h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, onde a família Iranzi recepcionará o público com uma vivência sobre o plantio de mudas de plantas medicinais. Em seguida, o grupo convidará a plateia para seguir em uma espécie de cortejo animado com música e brincadeiras até o estacionamento – local onde o presidente da Funesc, Lau Siqueira, plantará um pé de tamarindo, árvore presente em textos de José Lins do Rego e de Augusto dos Anjos, cujo centenário de morte é lembrado por meio do ato simbólico. “O objetivo é fazer com que essa árvore seja parte da história do lugar”, revelou Júnior Iranzi, ator e integrante do grupo.

Após a ação, os atores retornam ao palco junto com o público para a apresentação do espetáculo “Brincando com Natureza”. O foco da apresentação é a defesa do meio ambiente e a importância da preservação. Ao final, a plateia será presenteada com mudas de árvores frutíferas produzidas no ‘Viveiro Esperança’, mantido pela família Iranzi – parceira da Funesc na organização do evento comemorativo. A distribuição de plantas já uma tradição nas apresentações do grupo. O artista justifica a ação: “No nosso viveiro, a família toda produz para que possamos dar a nossa contribuição à natureza na esperança de um mundo com mais verde”. Ele ainda cita a capital paraibana como o ‘jardim do Brasil’ e se diz inspirado por um ensinamento do Padre Cícero Romão Batista que diz “Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, ate que o sertão todo seja uma mata só”.

“Pensar políticas públicas de cultura é, sobretudo pensar na nossa condição humana. Já estamos vivendo as consequências do que foi o século XX, o século da devastação. Esse evento busca conscientizar para a responsabilidade de cada um de nós em relação ao futuro das cidades e ao futuro do planeta”, disse Lau Siqueira, justificando a iniciativa.

Sobre o plantio de um tamarindeiro no estacionamento, o presidente da Funesc explica: “Este é o ano do centenário da morte do poeta Augusto dos Anjos. Sabemos da importância da natureza para a poesia do Augusto e mais, sabemos da importância de um tamarindeiro que acabou dando nome a um dos seus mais conhecidos poemas. No próximo dia 21 estaremos plantando no Espaço Cultural uma muda do tamarindeiro original de Augusto dos Anjos, em homenagem ao poeta”.

INFORMAÇÕES:
Vivência: “Brincando com Natureza”, com o grupo Los Iranzi
Comemoração ao Dia da Árvore
Data: 21 de setembro (domingo)
Hora: 15h
Local: Teatro de Arena e Estacionamento do Espaço Cultural José Lins do Rego
Atividades: espetáculo circense interativo “Brincando com Natureza”, plantio e distribuição de mudas, plantio de um pé de tamarindo no estacionamento do Espaço Cultural
Parceria: Funesc e Viveiro de Mudas Esperança, da Família Los Iranzi
Entrada: gratuita

Mais informações no evento do Facebook

Da FUNESC

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *