fralda

Estamos na Era da conscientização ecológica,onde várias pessoas buscam alternativas de ter um planeta mais livre da poluição e de produtos que não contribuem para o crescimento do lixo urbano e que preservem o Meio Ambiente.

As nossas fraldas descartáveis, tão úteis, variadas, umas são lindas, sempre prontas para nos ajudar com uma rede de Fast-Food, está na lista negra dos ecologistas.

Não posso negar que sempre que vou tirar a lixeira do banheiro e vejo que mais da metade ou todo o lixo é apenas de fraldas descartáveis,me dá um surto ecológico e penso eliminar de vez esses montes de fraldas anti-Planeta Terra e aderir as tão simples e sustentáveis fraldas de pano.

Já tentei diversas vezes essa alternativa pró mundo, mas além ser uma alternativa mais trabalhosa, elas não tiveram o mesmo desempenho das fraldas descartáveis. Algo como,no primeiro xixi vazaram ou meu bebê ficou assado por conta da umidade. E quando meu bebê fez o número 2, nem se fala, resumo dizendo que tive que buscar um batalhão de pano de chão e haja desinfetante.

Não! Não, não quero desanima-la sobre as fraldas de pano. Mas elas exigem paciência e pratica ao usa-las.

Comparo as fraldas descartáveis as redes de Fast-Food, são ótimas,comida rápida,uma delicia mas faz um mal danado!

Segundo do site GreenStyle:

As fraldas descartáveis vêm se firmando como as vilãs da atualidade. São responsáveis pela geração de uma tonelada de lixo, já são um dos itens mais presentes nos aterros sanitários. Podem levar até 500 anos para se decomporem no meio ambiente. Ou seja: a fralda que foi jogada fora há 10 ou 20 anos ainda deve estar fazendo parte de algum lixão.

Sem contar que o gasto financeiro com a fradas descartáveis, podem chegar a cerca de R$250 a 350 mensais, dependo da marca e quantidade escolhida.

É assustador se pensamos assim em grande escala.

Mas uma das alternativas que eu procuro no meu dia-dia e inserir aos poucos a fralda de pano, percebendo sempre a rotina fisiológica do meu bebê, para quem tem esse tempo é muito bom.

Se o bebê tem cerca de 09 meses já dá pra inserir uma rotina de rodizio de fralda descartável e pano. Começando sempre pela manhã com a fralda de pano e ver o ritmo que vai se levando.

Como muitos fatores na ecológica e na educação ambiental, é tudo uma estudo e pratica, você precisar conhecer bem o seu bebê fisiologicamente até se adaptar de vez as fraldas de pano.

Mas é uma medida muito interessante e econômica. Antes eu usava cerca de 5 a 6 fraldas por dia,no caso do meu bebê que tem 12 meses, hoje apenas uso 2 para o dia todo e a fralda noturna para dormir, 3 fraldas descartáveis!!! PENSE NA ECÔNOMIA!!!

Um alternativa para não gastar muita água é deixar as fraldas de pano de molho em um balde, para lavá-las no dia seguinte todas juntas, pra não gastar muita água, né?

Já existem as fraldas descartáveis biodegradáveis,que na verdade a sua composição faz não agride o meio ambiente pois ela é feita de celulose e amido de milho, mas é uma opção bem cara, um pacote com 44 fraldas custa em torno de R$100.

Nos Estados Unidos tem uma opção de refil, a fralda em si nunca muda, você só precisa tirar o refil da parte interna e substituir por outro refil. Legal, não?

Diminuiu muito o lixo e não polui tanto já que o refil é desintegra com o tempo.
Agora é esperar o Brasil ter mais acesso a essas medidas e de forma barata! 😉

Enquanto isso, bora colaborar e usar as de pano?

Você já usou? Vai tentar? Entãoooo.. Conta para gente!!!

Divide o seu tempo de mãe de um casal com o blog e os projetos dele.
A rotina materna vai além de cuidar dos filhos: lê, pesquisa, analisa, filtra, inventa as melhores maneiras de tornar a vida de mãe mais leve, sem neuras e com muito bom humor!

1 Comment on Fraldas: Descartáveis ou de Pano ???

  1. Mariana Carneiro
    11/11/2013 at 10:43 (4 anos ago)

    E o mãe do ano vende, hein? Quem quiser, é só entrar em contato. 😉

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *