Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, fotografar casamentos não é tão difícil quanto parece. Quando o fotógrafo está habilitado e seguro com as técnicas fotográficas e domina seu equipamento, tudo se torna mais fácil. Fotografar não é apenas disparar a câmera e sim contar a história do evento com riqueza de detalhes e um olhar diferenciado das cenas que compõem o momento.

Fotos de casamento

Montar um roteiro das imagens que serão registradas

Para fotografar bem um casamento, o profissional deve antever as expectativa dos noivos, e montar junto com eles um checklist de tudo que deverá ser registrado. Essa pequena reunião ajudará o fotógrafo a montar um roteiro de tudo que irá acontecer para não ser pego de surpresa no evento.

Procure superar as expectativas do seu cliente

Fotos de casamento

Rogério von Krüger, fotógrafo de casamentos, explica “é claro que alguns tipos de imprevistos poderão acontecer durante o evento, mas um roteiro pré programado vai ajudar o profissional a não ser pego desprevenido”. Em um casamento nada pode sair errado, já que não há segunda chance, por isso o fotógrafo precisa fazer um trabalho impecável para superar as expectativas do casal contratante, sem deixar que nenhum momento passe desapercebido.

Verifique no dia anterior todos os equipamentos

Fotos de casamento

Fazer uma verificação de todo equipamento no dia anterior é muito importante para evitar contratempos. Outra dica é combinar com toda equipe para chegar com uma hora de antecedência no local da festa, para evitar atrasos. Se possível visite o local da cerimônia e da festa para se programar em relação às poses.

Chegue com uma hora de antecedência ao local do evento

Conhecer bem o local agilizará o processo de elaboração das fotos, já que o profissional terá mais facilidade para criar e pensar nas cenas que irá registrar. Quanto mais o fotógrafo estiver a par do que vai acontecer no evento, mas seguro estará para fazer um bom trabalho.

Faça registros do ambiente ainda vazio

Fotos de casamento

Quando chegar ao local, procure fotografar o ambiente ainda vazio, aproveite para fazer detalhes das mesas, do bolo e da decoração. Pense nas fotos que você terá que fazer e não conseguirá quando o salão estiver cheio. Tome muito cuidado para não deixar ninguém importante de fora, pais, mães, madrinhas e parentes próximos do casal. Manter um contato direto com a pessoa responsável pelo cerimonial ajudará a não perder o registro de pessoas importantes.

Fique atento aos detalhes

Pequenos detalhes como descobrir como os noivos se conheceram e o porque da cor da decoração,ajudarão a fazer imagens que serão pertinentes à história e registrar o momento de maneira única.

Estilos de pose

Fotos de casamento

Procure saber com os noivos no momento da negociação e fechamento do contrato, qual tipo de pose eles preferem. Caso o casal contratante ainda não conheça o seu trabalho, será importante definir previamente qual estilo eles vão preferir.

Algumas pessoas apreciam as fotos mais posadas, outros clientes já podem optar por algo mais descontraído e mais natural no estilo fotojornalismo. O estilo fotojornalismo está bastante em alta, e quando bem feito consegue captar bem a emoção vivida naquele momento pelo casal.

Apesar de todas as nossas dicas cada fotógrafo dispõe de um estilo e olhar diferenciado para fazer fotos. A medida que o profissional vai trabalhando com fotografia de eventos ganha um estilo próprio e um feeling criativo para contar uma história através das imagens. O fotógrafo deve estar sempre atento aos detalhes e sensível para captar a emoção dos noivos.

Filho da Tania, estudante de Publicidade e Propaganda, ator e apaixonado por assuntos ligados à saúde e bem-estar. Divide seu tempo entre a faculdade, estágio e às publicações do blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *