images (3)

Muitas escolas do país inteiro iniciaram as aulas esta semana, isso se deve a antecipação do calendário escolar devido a Copa do Mundo. E com a volta as aulas você acha que o lazer das crianças acabou? Se sua resposta foi sim é melhor começar a repensar um pouco em o que você deseja para o futuro do seu filho (a). Sim minha gente o futuro das crianças depende também do seu lazer.

No post anterior já enumerei alguns benefícios do lazer mas o que talvez você não saiba é que diversas pesquisas realizadas no mundo inteiro mostra que a criança que não brinca livremente ou não conta com os pais em seu lazer pode apresentar problemas comportamentais como dificuldades de expressão e de socialização. Quando brinca, ela desenvolve o pensamento criativo, a coordenação motora, aprende regras de convivência e cooperação, dentre outros, ou seja, o lazer garante um crescimento saudável e possibilita a formação de um adulto autônomo e equilibrado.

Mas não pense que  encher a criança de atividades complementares,como inglês, esporte ou música é a melhor solução. As atividades devem gerar prazer caso gere sobrecarga pode causar angustia ou estresse.

Aí você me diz:  – Ok Cris! Primeiro você me diz que tenho que promover o lazer a minha família. Depois que não devo colocar em várias atividades porque pode prejudicá-los. E aí? O que devo fazer?

Respondo com uma frase que sempre ouvi da minha mãe: – Procure o equilíbrio!!

As atividades extras devem sim fazer parte do dia a dia deles, mas atividades que gostem de fazer.

images

Utilize as folgas, os feriados, os fins de semana para se divertir e aprender. Se você conhece o currículo escolar pode até conciliar o passeio com o que está sendo apresentado em sala de aula. Uma visita a Bica é uma boa pedida. Lá os estímulos devem acontecer de forma tranquila e sem cobranças e lembre-se o importante depois de uma semana cheia de obrigações o importante é se divertir.

download

Paulistana de nascimento, Paraibana de coração. Casada há pouco e “amigada” a muito, mãe da Giulia minha pequena joia e do Dachshund Tiko nosso mascote . Formada em turismo segui minha carreira na aviação por 8 anos. Depois de um marido, um cachorro e um bebe (chegando em minha vida nesta ordem..rs..) procurei algo que pudesse ainda conciliar com a função mãe e dona de casa. Para isso me tornei franqueada da Portal Travel e assim vendo sonhos e felicidade procurando sempre oferecer a todas as famílias o que desejo pra minha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *