Crianças felizes na Creche Fura Bolo

Muitas mães e pais ficam preocupados com a chegada das férias escolares. Se por um lado é uma alegria ter sua criança mais perto por mais horas durante o dia, por outro lado existe a apreensão sobre como ocupar o tempo delas de forma produtiva e principalmente divertida. Ainda por cima, muitos pais trabalham e passam a maior parte do tempo fora de casa, o que só aumenta a inquietação sobre o que fazer com os pequenos.

Com um pouco de organização e criatividade, é possível tornar as férias escolares um tempo rico e de muito aprendizado. Viagens e passeios, principalmente os culturais, estimulam seu filho a conhecer outros lugares e diferentes formas de expressões. Isso amplia os horizontes e estreita os laços com familiares e amigos. Ou seja, nada de deixar seu filho o dia inteiro grudado na televisão, videogame ou celular. No início ele até pode ficar relutante, mas ao sair de casa e conhecer coisas novas e temos certezas de que seu filho vai curtir muito.

“O processo de aprendizado é contínuo e não deve parar durante as férias. As crianças aprendem muito fora do seu ambiente e de quebra se divertem também”, aponta Flávia Reis, responsável pela Fura Bolo, creche na Barra da Tijuca. Há 20 anos, Flávia atua no setor de educação e alerta para a importância da brincadeira na vida da criança: “Através das atividades lúdicas, as crianças desenvolvem suas habilidades sociais e a criatividade e as férias são épocas ainda mais propícias para a diversão sem esquecer-se da educação”.

Como incentivar a leitura

É muito importante incentivar a ampliação dos horizontes dos seus filhos. Os pais têm papel fundamental no crescimento pessoal e intelectual das crianças. Que tal propor atividades como um passeio à livraria para adquirir um novo livro? Além de aproveitar o passeio, o livro vai ocupar a criança por mais um tempo, enquanto você bola a próxima aventura. Além da leitura, que tal apresentar novas músicas, instrumentos e centros culturais para os baixinhos? Fica a dica.

Caso tenha de deixar seus filhos com terceiros, passe orientações para não interromper o processo de aprendizado e descoberta do mundo. À medida que a criança cria um repertório, desenvolve um pensamento mais complexo e novas possibilidades. Viu? As férias podem e devem ser dias especiais e que ajudam seus filhos a aprender ainda mais.

Filho da Tania, estudante de Publicidade e Propaganda, ator e apaixonado por assuntos ligados à saúde e bem-estar. Divide seu tempo entre a faculdade, estágio e às publicações do blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *