Tradicionalmente todos concordam que o mês de janeiro é por excelência o mês das viagens e da descontração, aquele momento de estar em família, se possível na praia ou na serra, longe do calor e da rotina estressante. E isso pode ser verdade para os pais, mas e para as crianças?

Embora se saiba que as férias são um período de descontração depois de um longo ano letivo, muitos pais já optam por equilibrar os estudos e a prática de alguma atividade extracurricular durante esse sagrado período de descanso. O que no passado pareceria estranho, hoje se justifica com a onipresença marcante da tecnologia na vida dos pequeninos.

Se no passado esta era a época ideal para brincar, correr, nadar e andar de bicicleta, em razão dos dias mais longos, hoje, as crianças optam por passar cada vez mais tempo diante de uma tela de celular ou tablet. Sabemos que uma forma mais controlada do uso da tecnologia pode ser positiva, com conteúdo adequado e tempo de exposição apropriado à cada idade, tornam as ferramentas digitais um estímulo no aprendizado.

O aprendizado on-line está ganhando popularidade no Brasil como alternativa mais divertida, simples e eficaz para as nossas crianças, sem sacrificar seu tempo de lazer. Na verdade, esta época do ano é propícia para consolidar o conhecimento em cursos-chave como matemática, inglês e ciências, sem a pressão de entregar trabalhos, fazer exames e sem ter que apresentar trabalhos. “Sem atividade intelectual, o cérebro esquece o que aprendeu; portanto, a lacuna entre as crianças que estudam no verão e as que não o fazem é muito perceptível durante o retorno à escola. Levando isso em consideração, é essencial que nossos filhos estudem em férias sem comprometer seu descanso, a praia e o tempo com os amigos.” diz Javier Arroyo, co-fundador da Smartick, método de aprendizagem on-line de matemática que está para receber um site em português.

Por esse motivo, o estímulo do aprendizado de modo leve e divertido, tem sido cada vez mais defendido por especialistas, a partir da utilização de jogos interativos ou “apps” que proporcionem o aprendizado, muitas vezes sem a criança perceber. Ao contrário do que muitos podem pensar, é necessário que as crianças continuem aprendendo durante o verão. Segundo a Associação  Nacional de Aprendizagem de Verão dos Estados Unidos, as crianças podem perder até 2 meses de conteúdo aprendido em suas férias. Então, como podemos ajudar nossos filhos a encontrar um equilíbrio entre diversão e aprendizado durante o verão?

Em relação ao ensino do inglês na infância, um estudo da plataforma global Lingokids, para crianças de 2 a 8 anos, mostra que os pequenos retêm o dobro de vocabulário com o uso de aplicativos, em comparação com os métodos de aprendizado mais comuns. “A diversão é um fator chave para a rápida aquisição de vocabulário. Aprender brincando é uma forma muito eficaz de ensino, porque motiva as crianças e aumenta consideravelmente o tempo de atenção à atividade. Vídeos e jogos permitem interações com as palavras de forma divertida”, diz Cristobal Viedma, CEO e fundador de Lingokids.

Outro ponto importante para todos é a economia. Nessa medida, a realização de férias úteis on-line elimina os custos com professores particulares, cursos ou livros, entre outros que podem pesar no orçamento familiar.

Mas vale atenção, é importante que o tempo de estudo sempre seja muito menor do que aquele dedicado às atividades livres, para que as crianças sintam a ruptura com a rotina escolar e não criem resistências naquilo que tem de ser divertido e relaxante.  

Sobre o Lingokids   

O Lingokids é a principal plataforma global de ensino de inglês para crianças em tenra idade (2-8 anos) com a missão de romper as barreiras linguísticas e da educação para as gerações mais novas. Fundada na Espanha em 2016 por irmãos Cristóbal e Marieta Viedma, a empresa já possui mais de 7 milhões de usuários no mundo e inclui conteúdo da Oxford University Press, líder mundial no ensino de inglês. Com Lingokids os seus filhos terão um entorno seguro, divertido e imersivo para poder aprender inglês. Disponível para iOS e Android.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Férias e aprendizado online no verão

  1. […] Tradicionalmente todos concordam que o mês de janeiro é por excelência o mês das viagens e da descontração, aquele momento de estar em família, se possível na praia ou na serra, longe do calor e da rotina estressante. E isso pode ser verdade para os pais, mas e para as crianças? Embora se saiba que […] … … Ver artigo completo no Blog […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *