Uma forma excelente de participar e incentivar o crescimento infantil é criar e fazer brinquedos para brincar com os filhos. O ato de brincar é importante porque faz com que a criança aprenda a perceber tamanhos, formas, cores, além de desenvolver a capacidade comunicativa, motora e criativa, que são imprescindíveis na fase adulta. Existem vários tipos de materiais que podemos utilizar para criar algo divertido sem ter que gastar muito com isso, aliás, brinquedo caro nem sempre é sinônimo de diversão garantida.

Vou começar com algo bem simples e fácil de fazer, e que pode ser feito com a ajuda dos pequenos: giz caseiro.

Materiais

materiais

1 xícara e meia de gesso em pó (Sulfato de Cálcio), desses que são usados para fabricação de forro em construção civil;

1 xícara de água morna;

2 ou 3 colheres de sopa de tinta têmpera guache de sua escolha;

Vasilhas para fazer a mistura

Recipientes descartáveis para dar formato ao giz, podem ser : copos plásticos, forminhas de silicone ou tubos de papel higiênico recobertos com papel manteiga (papel vegetal) e preso com fita crepe no fundo.

Jornal velho para não sujar a mesa.

Colher, garfo ou espátula para misturar.

Como fazer:

passo a passo

– Primeiro, forre a mesa ou o chão com o jornal para não sujar muito, depois pegue a vasilha média, despeje 1 xícara e meia de gesso em pó, acrescente 1 xícara de água morna e em seguida 2 ou 3 colheres de sopa de tinta guache e vá misturando tudo com a ajuda de uma colher ou espátula até formar uma pasta homogênea. Lembre-se que para cada cor, será necessária uma vasilha diferente, peça a ajuda de seu(a)s filho(a)s para misturarem.

– Com a colher ou espátula, coloque a pasta dentro do recipiente descartável escolhido e deixe secar. Não é necessário tampar. O tempo de secagem do giz varia de acordo com a umidade, se for colocado para receber a luz do sol, o tempo de secagem é menor.

– Após a secagem, retire da forma e utilize-os para desenhar e colorir calçadas.

Atenção:

*** O pó de gesso é tóxico, não deve ser manuseado sem luvas, nem inalado. Seus restos não devem ser jogados pelo ralo da pia porque corre o risco de entupi-la. O ideal é juntar os pedacinhos com resto de jornal e jogar no lixo.

 Divirtam-se!

crianças giz caseiro      chão de giz

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *