Quando engravidei, imaginei o quarto da minha filha, Maria Paula, no estilo montessoriano, porém acabamos ganhando muita coisa e na ocasião, vivíamos uma fase financeiramente complicada, nos deixamos levar… Agora, ela já tem 2 aninhos, a fase continua complicada (risos), mas precisamos mudar, adaptar o quartinho dela a suas necessidades. Já vinha pesquisando o quarto montessoriano, mas, por esses dias, fui mais instigada.

Maria de Montessoriano nasceu na Itália em 1870 e morreu em 1952, a mãe feminista deixou raiz na jovem. Começou os estudos tendendo a engenharia, porém desviou-se para a medicina, direcionou sua carreira para a psiquiatria e logo se interessou por crianças  com retardo mental ( termo utilizado na época ), o que mudou sua vida e a história da educação. Graduou- se em pedagogia, antropologia e psicologia, e pôs suas ideias logo em pratica na primeira Casa dei Bambini (casa das crianças), que cuidava de crianças com vários distúrbios, muitos internados ou abandonados pela família. Ali, Montessori coloca sua teoria em prática e começa a questionar o método educacional vigente. Torna- se celebridade na Itália e no mundo. Hoje, quase todos os países tem escolas que seguem a tendência montessoriana.

Um quarto dedicado a criança:

O método montessoriano é filosofia de vida, onde coloca a criança em primeiro plano. Não é só a disposição dos moveis, é mais que isso. É propiciar a criança independência, autonomia, autoconfiança. Tudo deve ser colocado na altura da criança, ao alcance dos seus olhos e mãos. Você pode pensar, mas quando o bebê começar a se arrastar, por- se de pé, andar, nada vai ficar no lugar.  Pois é!   A ideia é que a criança alcance os objetos mesmo, os brinquedos. É claro que o cuidado com a segurança deve ser redobrado. Mas com o tempo a criança aprenderá com os pais a guardar seus brinquedos quando usa-los. Que graça tem os brinquedos em prateleiras altas? a decoração na altura do olhar dos adultos? O quarto não é para a criança?

Cuidados básicos:

  • Degraus: nada de degraus, a criança pequena pode se machucar feio;
  • Tomadas: são necessárias, mas nesse caso, são de domínio dos adultos, então podem se altas;
  • Objetos pequenos: cuidado, as crianças podem engasgar;
  • Vidros, quinas, coisas que podem cair, deslocar- se quando a criança buscar apoio para se firmar.

Segurança sempre!

A criança deve ser compreendida dentro de suas necessidades e respeitada como um ser em desenvolvimento. Como adequar um quarto para uma criança, inspirando-se no método Montessoriano?

  • Poucos móveis para dá liberdade a criança;
  • Ambiente que inspire tranqüilidade, conforto e segurança;
  • Tudo à altura da criança.

O que usar, que tipo de acessórios:

  • Espelho: fixado na altura da criança, ele precisa começar a se conhecer, porém, sempre acompanha-lo, pois o espelho pode oferecer perigo, caso a crianca bata com algum objeto e quebre;
  • Cantinho para leitura: um lugarzinho para por livros, mesa e cadeirinhas pequenas, a fim de estimular a criança a explorar os livros, mesmo que não saiba ler;
  • Barras em parte do quarto: para a criança apoiar- se sozinho, quando começar a dá os primeiros passos;
  • Nichos, prateleiras, colmeias, quadros, fotos, brinquedos, estantes, armários e outros, devem ser colocados sempre ao alcance da criança, privilegiando a autonomia, mas (mais uma vez) a segurança da criança. Uma excelente dica também são os quadros negros.

O berço:

A concepção montessoriano de berço, é que limitam os movimentos da criança, por isso, a sugestão é o colchão no chão (futon), cercado de tapetes, seja eles de tecido, sintético ou EVA, desde que proteja a criança, caso ela venha se arrastar para fora do colchão. Lembrar que o tapete deve proteger e nao atrapalhar a criança. A intenção é não privar a criança de explorar seu quarto, seu mundo.

Bem, o método montessoriano pode ser adequado a atitudes também, aqui em casa  a disposição de frutas e alimentos que a Maria gosta fica prateleiras mais baixa da geladeira. A água sempre fica ao alcance de suas mãos, para que ela tenha autonomia em tudo. Ainda não transformei totalmente o quarto de Maria ao estilo ou método montessoriano, mas assim que fizer escreverei novo post, usando as fotos do quarto dela.

Algumas ideias de quartos montessorianos para bebês e crianças:

Fotos: Pinterest.com

* Montessori resumiu sua vida nessa frase sucinta.

O filme: Maria Montessori, uma vida dedicada as crianças.  É excelente

Assistente social formada pela UFPB, ama sua profissão, mas tem outras paixões e escrever é uma delas. Por isso, cursou Letras até o sétimo período, mas parou quando Maria Paula nasceu e se viu renascendo como gente, como ser vivente. É casada, trabalha, estuda e é mãe apaixonada. Ama poemizar a vida, transformar sentimentos em palavras e é melhor escrevendo que falando.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *