O fim de semana na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, promete uma boa programação de oficinas gratuitas voltadas para todo o público. Neste sábado (21), às 10h30 e 11h30, a programação começa com uma oficina de contação de histórias com o ator José Carlos de Sousa, do Grupo Kairós. No mesmo dia, às 14h, 15h e 16h, Amanda Nóbrega dará uma aula de danças populares.

“O foco são as danças regionais paraibanas, com destaque para o coco e o maracatu. Repasso os passos e coreografias, sem desprezar a contextualização histórica destes dois ritmos, que remontam às origens da formação étnica do povo nordestino”, ressalta Amanda.

O domingo (22) será preenchido pela oficina de história em quadrinhos (às 10h30, 11h30 e 14h), ministrada pelo desenhista e arte-educador Hausman Santos. “Como recebemos de crianças a adultos, dividimos a sala em grupos, de acordo com a idade e as habilidades de cada um”, informa Hausman, destacando os aspectos mais comumente trabalhados: “Com crianças, foco nas cores, formas geométricas e desenhos infantis. Com os jovens, mais a hachura, as linhas de movimento e de ação. Já os adultos preferem os desenhos editoriais, a publicidade, a charge e a caricatura”, distingue.

Todas as oficinas serão realizadas na Sala de Práticas Educacionais, ao lado do estacionamento, e compõem a programação pedagógica permanente do setor de Gestão Educacional da Estação. O público não precisa se inscrever para participar.

José Carlos: ator, compõe o Grupo Kairós, ministra oficinas de contação de histórias na Estação Cabo Branco.

Amanda Sarmento: estudante do curso de Ecologia, ministra oficinas de danças populares e artesanato de bijuterias pelo programa Ciranda Curricular. É dançarina e percussionista do grupo de Danças Populares Imburana da Universidade Federal da Paraíba. Desde 2011, ministra oficinas de dança, artesanato e educação ambiental na Estação Cabo Branco.

Hausman Santos: desenhista, arte-educador e quadrinista, Hausman ministra oficinas de desenho, pintura e arte sequencial na Estação Cabo Branco desde 2008, participando de projetos como a Semana do Quadrinho Nacional e outras atividades ligadas à “nona arte”.

Serviço:

Oficinas artístico-pedagógicas

Contação de histórias

Data: sábado (21)
Hora: 10h30 e 11h30

Danças populares

Data: sábado (21)
Hora: 14h, 15h e 16h

Quadrinização

Data: domingo (22)
Hora: 10h30, 11h30, 14h, 15h e 16h

Local: Sala de Práticas da Estação Cabo Branco
Informações: 3214-8303/8270

Entrada gratuita

Do site da Estação  Ciência

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *