drugs-ii-1505930

Seja em pílulas, injetável ou em adesivos, o anticoncepcional costuma ser indicado por médicos como um bom método para evitar a gravidez ou uma solução para probleminhas chatos como cólicas. Mas junto com aquela novidade em forma de cartela de comprimidos chegam também muitas dúvidas à cabeça das meninas que vão começar a tomar o remédio. Por isso, a ginecologista e obstetra Dra. Elisabeth Trezza esclarecereu 11 dúvidas sobre pílulas anticoncepcionais.

1- Como escolher a pílula ideal?

Dra Elisabeth Trezza explica que existem diferentes tipos de pílula, assim como existem diferentes tipos de mulher. É necessária uma análise detalhada da saúde da paciente, para inicialmente avaliar se a mesma  encaixa-se em alguma contra-indicação ao uso do contraceptivo. A seguir parte-se para uma avaliação dos motivos pelos quais esta mulher deseja usar o medicamento e o que ela espera dele. Finalmente avalia-se o estilo de vida da pessoa, para assim escolher a melhor pílula para a paciente naquele momento da sua vida. É umaprescrição altamente individualizada.

2- Quando iniciar o uso de pílula?

As pílulas de baixa dosagem e as de quarta e quinta geração devem ser iniciadas no primeiro dia do ciclo.

3-  A partir de que dia a pílula começa a fazer efeito?

A pílula já faz efeito no primeiro dia.

4 – Na pausa entre uma cartela e outra é possível ter relações sem medo de engravidar?

Sim, se tomada adequadamente, a eficácia dos anticoncepcionais é maior que 99%, inclusive na pausa. Conta a especialista.

5-  É verdade que é necessário parar apílula de tempos em tempos para o organismo descansar?

Não. Antigamente os anticoncepcionais tinham dosagens mais altas e tipos de hormônios diferentes dos utilizados hoje. Então alguns médicos recomendavam que se realizassem pausas periódicas para “liberar o eixo neuroendócrino”. “Hoje está comprovado  que, com as pílulas de baixa dosagem, ou  micropílulas, as condições hormonais retornam aonormal logo após a suspensão da medicação.” Completa Dra. Elisabeth Trezza.

6- O anticoncepcional engorda mesmo ou isso é mito? Qual anticoncepcional não engorda?

Está amplamente comprovado que o anticoncepcional de baixa dosagem não engorda.

7-Anticoncepcional mancha a pele?

O aparecimento de melasmas está associado ao uso de estrogênio, hormônio presente nos anticoncepcionais combinados em mulheres predispostas. Então isso é relativo.

8- O anticoncepcional pode ser ingerido antes decirurgias, como por exemplo plásticas ou uma simples extração do dente do siso?

A médica explica que nesses casos recomenda-se a suspensão do anticoncepcional 30 dias antes do procedimento, e retomar o uso 30 dias após. Procedimentos menores, como extração de siso não requerem a suspensão.

9-A cartela ainda não acabou, mas ocorre um sangramento por dias. Deve-se interromper a pílula ou terminar a cartela?

É muito importante terminar a cartela e procurar o ginecologista para avaliar a causa deste sangramento.

10- A pílula pode baixar a libido da mulher?

Sim. Os progestagênios contidos nos anticoncepcionais  podem ter como efeito colateral as alterações de libido. Isso depende do tipo de progestagênio e de sua dosagem.

11- Tem problema tomar contínuo mesmo sem ainda não ter sido mãe?

Não. O uso dos anticoncepcionais, mesmo que de maneira contínua, nãoalteram a fertilidade da mulher.

Sobre Dra. Elizabeth Trezza

Dra. Elizabeth Trezza é ginecologista e obstetra formada pela Faculdade de Medicina do ABC.  Exerce a medicina há 14 anos e hoje atende em duas clinicas próprias em São Paulo (na região da Av. Paulista e na Vila Olímpia). Especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia para atender com excelência o público feminino e assim cuidar e acompanhar as mais diferentes fases da vida da mulher – da adolescência ao climatério. Dra. Elizabeth também é especialista em medicina estética, assim disponibiliza atendimento complete às mulheres. 

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *