IMG_20141203_223737-1-1

Na semana passada eu falei sobre meu lado paulista, e hoje o post é sobre meu lado nordestino.

Uma das melhores escolhas que fiz em minha vida foi morar em João Pessoa. Eu amo essa cidade, amo ter a praia como o “quintal” da minha casa, amo saber que o ar que entra nos pulmões do meu filho é puro, amo o povo, a cultura, culinária… é muito amor!

E sentindo tanto amor, resolvi fazer um clássico. Assim como em SP é fácil encontrar pizza, aqui é fácil encontrar ‘purê de macaxeira com charque’. Sempre é uma boa pedida, e depois de comer eu me sinto a paulista mais nordestina da Paraíba!

Escondidinho de carne seca (charque)

Ingredientes:
500 gr de carne seca (charque)
1 kg de mandioca (macaxeira)
1/2 cebola picadinha
3 dentes de Alho
2 tomates sem pele e sem semente picados
3 col de sopa de manteiga de garrafa
1 xic chá de leite (ou mais se necessário)
Salsa
Sal
Pimenta do reino
Noz moscada
Queijo coalho ou parmesão ralado

Preparo:

Dessalgue a carne, (basta aferventar umas 3 vezes) cozinhe na pressão com um pouco de água por uns 30 minutos, retire a gordura e desfie. Reserve.

Cozinhe a mandioca com um pouco de sal até que fique bem macia, amasse ou processe. Numa panela, frite o alho na manteiga de garrafa e adicione a mandioca amassada, acrescente o leite, tempere com a noz moscada,  corrija o sal e reserve.

Em uma outra panela, refogue a cebola e o tomate, adicione a carne seca desfiada, a salsinha e a pimenta.

Monte o escondidinho numa travessa, coloque uma camada de purê, a carne e o restante do purê. Finalize com o queijo coalho frito ou salpique parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

E aí, gostou? Faz e conta para a gente o que achou aqui nos comentários. 😉

Esposa do Junior e mãe do Benjamim, paulista que mora em João Pessoa. Cursou gastronomia na faculdade, mas trancou para realizar um serviço voluntário, e foi lá que conheceu seu esposo. Já trabalhou como personal chef e, também, como chef de cozinha num studio fotográfico, onde fazia pratos que eram fotografados para cardápios, livros de receitas etc. Cozinhar é sua paixão!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *