Na semana passada eu falei sobre meu lado paulista, e hoje o post é sobre meu lado nordestino.
Uma das melhores escolhas que fiz em minha vida foi morar em João Pessoa. Eu amo essa cidade, amo ter a praia como o “quintal” da minha casa, amo saber que o ar que entra nos pulmões do meu filho é puro, amo o povo, a cultura, culinária… é muito amor!
E sentindo tanto amor, resolvi fazer um clássico. Assim como em SP é fácil encontrar pizza, aqui é fácil encontrar ‘purê de macaxeira com charque’. Sempre é uma boa pedida, e depois de comer eu me sinto a paulista mais nordestina da Paraíba!
Escondidinho de carne seca (charque)
Ingredientes:
500 gr de carne seca (charque)
1 kg de mandioca (macaxeira)
1/2 cebola picadinha
3 dentes de Alho
2 tomates sem pele e sem semente picados
3 col de sopa de manteiga de garrafa
1 xic chá de leite (ou mais se necessário)
Salsa
Sal
Pimenta do reino
Noz moscada
Queijo coalho ou parmesão ralado
Preparo:
Dessalgue a carne, (basta aferventar umas 3 vezes) cozinhe na pressão com um pouco de água por uns 30 minutos, retire a gordura e desfie. Reserve.
Cozinhe a mandioca com um pouco de sal até que fique bem macia, amasse ou processe. Numa panela, frite o alho na manteiga de garrafa e adicione a mandioca amassada, acrescente o leite, tempere com a noz moscada, corrija o sal e reserve.
Em uma outra panela, refogue a cebola e o tomate, adicione a carne seca desfiada, a salsinha e a pimenta.
Monte o escondidinho numa travessa, coloque uma camada de purê, a carne e o restante do purê. Finalize com o queijo coalho frito ou salpique parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.
E aí, gostou? Faz e conta para a gente o que achou aqui nos comentários. 😉