Depois de um dia cansativo de trabalho ou de lidar com a rotina cheia de atividades das crianças, tudo o que a gente quer é um bom banho e descanso para recarregar as baterias. Agora já pensou se o seu quarto fosse bonito e aconchegante como aqueles de revista ou dos hotéis mais chiques? Seria ainda mais convidativo, não é mesmo? Perfeito para uma boa companhia, um livro ou uma música tranquila antes de cair no sono.

E essa não é a única vantagem de um quarto bonito e bem arrumado. Na verdade, ter um quarto agradável e que proporcione sensação de conforto, é muito importante para a qualidade do sono e tudo que depende dele.

Mas não se preocupe, porque não é tão difícil assim ter o quarto dos sonhos. Veja aqui algumas dicas de como arrumar o quarto para transformá-lo no seu santuário de relaxamento e descanso.

Imagem por Stephani Spitzer
Imagem por Stephani Spitzer

A cama representa o papel mais importante nessa história toda. Não só para o seu descanso merecido, como também para a decoração. Então vamos lá!

–       Invista em um colchão e travesseiros de qualidade e adequados para o seu tipo físico. Eles são muito importantes para o seu sono e para manter o seu corpo em ordem.

–       Tenha no mínimo 3 jogos de lençóis de cores neutras e que combinem entre si. As cores mais claras favorecem a sensação de relaxamento.

–       Troque seus lençóis toda semana. Assim você sempre terá uma cama limpinha e cheirosa.

–       Enfeite sua cama com almofadas ou tenha uma manta ao pé da cama. São ótimos truques para personalizar e mudar a decoração de vez em quando. Basta trocar as capas ou a manta e as coisas já ficam diferentes.

Agora que você investiu na sua cama, pode pensar no restante:

–       Tenha uma mesinha ao lado da cama. Se não tiver uma mesinha, tente usar outros truques de decoração como caixas ou revistas empilhadas. Além de darem um toque pessoal, ainda ajudam a organizar.

–       Use um abajur em cima da mesinha. O segredo da sensação de aconchego também está na iluminação indireta, pois ela cria ambiente ao invés de somente iluminar. E ainda acaba com a briga de quem vai levantar para apagar a luz.

–       Troque o branco das paredes por tons pastéis bem clarinhos. Eles são mais confortáveis visualmente e bem fáceis de coordenar com as cores da roupa de cama.

–       Personalize o cheiro do seu quarto. Escolha uma água de passar para os lençóis ou use aromatizantes de ambiente. Só lembre de escolher os cheiros mais suaves e relaxantes ao invés dos fortes e estimulantes.

Depois de deixar o seu quarto perfeito, agora a tarefa é mantê-lo arrumado. Pode parecer complicado por causa da correria do dia-a-dia ou porque as crianças tomam conta do universo depois que chegam em nossas vidas. Mas é bem simples, olha só:

–       Novamente a cama é a parte mais importante. Por isso, estique os lençóis e afofe os travesseiros rapidamente todas as manhãs. Assim o quarto sempre vai ter uma boa aparência geral, mesmo que tenha objetos e roupas espalhadas em algum canto.

–       Arrumar a cama também facilita na hora de juntar as roupas espalhadas pelo quarto. É o espaço perfeito para separar o que vai para a lavanderia e para dobrar as roupas que devem ser guardadas.

–       Depois recolha os calçados e use uma cesta para reunir objetos que pertencem a outro lugar como os brinquedos das crianças.

–       Por último tire o pó dos móveis e limpe o chão.

Exceto a cama, as outras tarefas podem ser divididas conforme sua necessidade e preferência. Por exemplo, você pode juntar as roupas 3 vezes por semana e passar o aspirador somente no fim de semana ou transformar a maioria das tarefas numa rotina rápida, mas diária. O importante é não deixar acumular ou fazer tudo em apenas um dia. Assim você não perde tempo e usufrui do seu quarto arrumadinho.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *