Quem não gosta de dormir ao lado de uma boa companhia? Partilhar a mesma cama é importante para muitos casais, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Preparamos algumas dicas para você ter uma boa noite de sono ao lado do seu parceiro. Dormir bem é essencial para a saúde e qualidade de vida.

Ajuste a temperatura do quarto

A temperatura do quarto tem relação direta com o seu conforto e bem estar na hora de dormir. Homens e mulheres tem temperaturas corporais diferentes, por isso o ar condicionado é um aliado. Com o aparelho você ajusta de acordo com a sua necessidade. Mas especialistas indicam que a temperatura ideia é entre 20°C e 22°C. Não tem ar condicionado? Use um ventilador, mas coloque ele virado direto para o casal.

Converse antes de dormir

Aparelhos eletrônicos dividem a nossa atenção. Ver televisão ou ficar mexendo no celular antes de dormir, podem causar agitação e consequente insônia. Aproveite o momento para conversar com o seu parceiro, isso aumenta ainda mais a cumplicidade. Com a nossa rotina agitada, esses pequenos momentos são preciosos. E caso vocês durmam em horários diferentes, faça o máximo de silencio possível. Respeitar o momento de descanso do outro é fundamental.

Escolha o melhor colchão para o casal

A escolha do colhão é um dos fatores que mais influenciam para uma noite tranquila de sono. Há quem goste de colchão mais macio e quem goste de colchão mais rígido. Certifique-se de escolher um colchão que oferece o suporte adequado para o seu tipo de corpo. E o tamanho também deve a ser levado em conta pelo casal na hora de escolher o colchão.

Certifique-se de que há espaço suficiente em seu colchão para mover-se livremente. Pesquisas mostram que quanto maior o colchão, melhor a qualidade do sono. Segundo Luciana Rocha, representante da Euro Colchões, que fabrica camas box, opte pelos modelos que possuem molas ensacadas, um sistema no qual as molas são ensacadas individualmente, possibilitando uma melhor adaptação às curvas do corpo seu e do seu parceiro.

Controle a entrada de luz

Nosso corpo segue uma programação biológica que necessita de um ambiente mais escuro para relaxar e dormir. Controlar a entrada de luz é importante para um sono de qualidade. Uma dica para quem não pode estar em um ambiente mais é escuro é usar máscaras para dormir. Estudos mostraram que a exposição à luz ambiente antes de se deitar encurta a duração da melatonina por cerca de 90 minutos, em comparação com a exposição à luz fraca. A melatonina é produzida durante a noite em resposta à escuridão que estimula o sistema imunológico e protege o sistema nervoso central.

Filho da Tania, estudante de Publicidade e Propaganda, ator e apaixonado por assuntos ligados à saúde e bem-estar. Divide seu tempo entre a faculdade, estágio e às publicações do blog.

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