Com a previsão do tempo melhorando, pais já começam a programar o final de semana com os filhos em parques estaduais e municipais. Porém, em alguns parques, oportunistas aproveitam os momentos de distração para furtar objetos, dinheiro e celulares.

Marcos Roberto Araújo, especialista em segurança do GRUPO GR, comenta sobre esses crimes pontuais. “Normalmente são menores de idade e pequenos infratores. Mas o problema é que alguns estão de posse de objetos cortantes e podem ferir as pessoas. O ideal nesses locais é levar o mínimo possível e não deixar a mostra bolsas, celulares e objetos que chamem a atenção desses delinquentes”.

O especialista separou algumas dicas de segurança para toda a população se prevenir. Confira abaixo.

DICAS DE SEGURANÇA EM PARQUES E PASSEIOS

– Evite andar por ruas, calçadões e praças mal iluminadas ou em horário muito avançado, principalmente em locais desconhecidos, pois estes são os pontos preferidos pelos meliantes que se aproveitam das condições para atacar suas vítimas.

– Caso precise pedir informações, procure alguém autorizado ou dirija-se a um balcão de informações. Não peça ajuda ou informações para pessoas estranhas, procure se informar sobre o local visitado com gente de confiança (recepção dos hotéis ou dono do imóvel locado) antes de sair.

– Não reaja durante um assalto. Mantenha-se calmo(a), por mais difícil que possa ser. Lembre-se de que o assaltante está atrás do dinheiro ou pertence de valor e costuma atirar somente quando fica assustado ou acuado, principalmente diante de uma reação da vítima.

– Nunca demonstre que está procurando um endereço. Bandidos se aproveitam de quem está perdido ou desatento.

– Não use bolsos traseiros para carregar carteira ou dinheiro.

– Previna-se contra a ação dos marginais não ostentando objetos de valor como relógios, joias, pulseiras, celulares, tablets, colares, etc.

– Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.

– Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade.

– Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos.

– Cuidado com bolsas ou mochilas transparentes, pois o marginal vai perceber que você leva documentos, dinheiro, aparelho celular, etc.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Dicas de segurança para pais em passeios com filhos

  1. […] Marcos Roberto Araújo, especialista em segurança do GRUPO GR, comenta sobre esses crimes pontuais. “Normalmente são menores de idade e pequenos infratores. Mas o problema é que alguns estão de posse de objetos cortantes e podem ferir as pessoas. O ideal nesses locais é levar o mínimo possível e não deixar a mostra bolsas, celulares e objetos que chamem a atenção desses … Ver artigo completo no Blog […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *