Conversando com a amiga nutricionista, em uma tarde de sol,em que os meus filhos se afundavam no sorvete de chocolate, entramos na conversa:
QUE LANCHE EU DOU?

Não é fácil arrancar dicas de uma nutricionista, de graça e principalmente numa tarde quente e informal… Mas consegui BONS conselhos e logo pensei no belo post que daria. Pois…vamos lá!

Conversamos sobre a saga de conseguir montar uma boa lancheira pra escola e segue as dicas:

  1. Lista de alimentos: Tente listar o maior numero de alimentos que seu filho aceite. Não tem que ser o que GOSTA! TODOS os alimentos que ele, de fato, come. Daí, fica mais fácil para fazer um cardápio variado e equilibrado. Daí você pode negociar o que vai levar
  2. Tudo é negociável: – Não existe um cardápio pré-determinado. O correto é sempre inserir itens saudáveis, com fonte de energia e vitaminas. O que parece difícil, ao decorrer da conversa, percebi que era coisa mais fácil do mundo NEGOCIAR. Tente trocar o achocolatado por um suco de caixinha (não é um item saudável, mas já abre a possibilidade dele aceitar outros tipos de sabores). Troque o pão branco pelo integral. Converse com seu filho, fale que se ele comer direitinho, na próxima lancheira poderá levar UM item que ele escolher. Mas não caia na própria armadilha, esse ITEM não pode ser nada hiper calórico ou uma premiação alimentar. Use o bom senso!
  3. Variedades – Não repetir demais. Não repita os lanches em dias seguidos. Tente variar o máximo possível e, se possível MAIS ainda, tente variar TODOS os dias da semana. É possível! Acredite! Você acostumando o paladar do pequeno a vários sabores e ai, ele mesmo, vai criar o interesse de variar a alimentação.
  4. NÃO desista!! Não cai no pessimismo!!! Seu filho não come fruta,mas coloque na lancheira uma fruta atraente,no formato interessante, inserido em algum alimento, como iogurte com fruta ou com algum molhinho, ou até mesmo granulados coloridos ou de chocolate. Insista!! Muitas vezes (na maioria das vezes, mesmo) nossos filhos recusam, tal alimento, só pela velha mania de negar o que lhe é oferecido ou não é tão atraente.

LANCHE ESCOLARSalada de Fruta_molho_de_iogurte_1

Para te ajuda MAIS ainda, vamos deixar umas dicas de lanches, que podem ser variados tranquilamente!

São dicas para você tentar e vê o resultado.

                                                                                                            folha-de-caderno

Um outra dica, para montar a lancheira sem errar, é dividir os alimentos por cores. Para te ajudar na hora de escolher os alimentos, equilibrando a lancheira,para não ocorrer da criança só levar derivados do leite ou item com muito açúcar ou até mesmo nenhuma fonte de energia, presente nos carboidratos.

Olha um exemplo:

Sans titre 1

Você pode mostrar por seu filho como os alimentos estão divididos e pedir para que ele escolha os itens.

Os alimentos no VERDE, são liberados, podem ser consumidos todos os dias !

Já os que estão no AMARELO, podem ser alternados entre 2 a 3 vezes na semana, dependendo do que seja, sempre equilibrado com os alimentos da lista VERDE.

O VERMELHO só pode uma ÚNICA vez na semana. O ideal é que nem seja uma opção, porém, não seremos radicais… Sabemos o quanto é difícil deixar nossos filhos longes dessas “transfoods” ou alimentos hipercalóricos, por isso nunca é bom proibir de primeira. Explique que ele tem 1 dia na semana, para levar o “besteirol” que ele quiser! Ainda sim, ele poderá levar apenas UM item.. No máximo. O que costumo presenciar é que tem o dia para levar um salgado frito ou uma barrinha de chocolate, também tem o famoso bolinho ou biscoito recheado. Nuncaaaaa, um de todos!

Será que deu pra ajudar?
Bom, pessoal, não é complicado não, viu?
O importante é começar e não desistir!!

Divide o seu tempo de mãe de um casal com o blog e os projetos dele.
A rotina materna vai além de cuidar dos filhos: lê, pesquisa, analisa, filtra, inventa as melhores maneiras de tornar a vida de mãe mais leve, sem neuras e com muito bom humor!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *