Hoje, dia 12 de Maio, é o dia Mundial da Fibromialgia. Com pouca informação, não é incomum que pacientes sintam-se incompreendidos, isolados e sozinhos. Os sintomas da doença incluem rigidez muscular, dores agudas, latejantes, difusas e crônicas, distúrbios do sono, formigamento ou sensibilidade ao frio, nervosismo, falta de concentração, fadiga crônica, cansaço, mal-estar, entre tantos outros.

A cor roxa é usada para promover conscientização e apoio a pacientes com fibromialgia. Em diversos sites, vemos uma foto de uma pessoa de costas, com muitos hematomas roxos na costas, braços e pescoço.

Seria assim que pessoas de fora nos veriam, caso a doença fosse visível. Ela é uma doença invisível, mas avassaladora, limitante e extremamente dolorosa. Pacientes acabam desenvolvendo depressão, transtorno de ansiedade e outras doenças.

É tempo de cultivar a empatia, acolher uns aos outros, oferecer suporte físico e emocional. Perceber que nem tudo que sentimos está à vista. Aquele profissional que te atendeu tão bem, com um sorriso no rosto, pode estar estremecendo de dor por dentro. Por trás de todos aqueles sintomas, ainda está aquela pessoa que você conhece e ama. Seja gentil.

Fonte: Instagram @projeto.redescobrir

Fonte: Projeto Redescobrir.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

3 Comments on Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia

    • Renata Luna
      23/05/2018 at 15:55 (3 dias ago)

      Olá Dalva! Muito obrigada pela indicação!! 🙂

1Pingbacks & Trackbacks on Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *