Uma alimentação saudável e equilibrada, rica em sais minerais e vitaminas é fundamental para garantir o bem-estar da mãe e do bebê. Abaixo, o obstetra do Hospital Vila Nova Cachoeirinha, Maurício Sobral, lista seis alimentos que não podem faltar no prato da futura mamãe.

Leite e derivados: Ricos em cálcio, estes alimentos são importantes para o desenvolvimento dos ossos do bebê. Além disso, também contribui para a regulação dos batimentos cardíacos e na coagulação sanguínea.

Sardinhas: As proteínas, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas A, B, D, E, K, ácidos graxos e ômega 3 presentes neste peixe são essenciais para o desenvolvimento cerebral do feto.

Laranja: Suas fibras regulam o funcionamento do intestino da mãe e o ácido fólico protege o bebê de doenças como a espinha bífida ou malformações congênitas.

Couve manteiga: Esta hortaliça rica em cálcio, ferro e ácido fólico ajuda no desenvolvimento do tubo neural do bebê durante o primeiro trimestre da gravidez. Já sua propriedade antioxidante ajuda na prevenção de abortos.

Banana: Contém vitamina B6 que ajuda na formação do feto e ainda diminui os enjoos. O potássio auxilia na hora de dar ânimo para contrabalançar o cansaço comum nesta fase.

Ovos: Este alimento repleto de vitaminas e minerais é importante para o crescimento do bebê, sua saúde cerebral, desenvolvimento da visão.

“Durante os nove meses a gestante deve se alimentar com moderação, para engordar no máximo entre nove e 12 quilos. O indicado é fazer seis refeições por dia, caprichando no café da manhã, diminuindo o número de comida ao longo do dia e chegando ao jantar com uma refeição leve”, finaliza Sobral.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

1Pingbacks & Trackbacks on Descubra os seis alimentos essenciais na gravidez

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *