comida saudavel

Não há nada mais desafiador para um pai do que cultivar hábitos saudáveis nos seus filhos.  Era mais fácil antigamente, os tempos mudaram ou os adultos ficaram mais despreocupados com o que frequenta sua mesa? Pais ocupados, filhos mal cuidados? Muito pouco provável. O que acontece hoje em dia é que as crianças desde muito cedo tem o poder e a opção da escolha. Se seu filho está chorando porque não quer comer o arroz e feijão, depois da terceira tentativa, você dará um biscoito e como sabem que pode acontecer, farão deste pequeno ardil uma prática diária.

As crianças precisam de uma alimentação equilibrada e de preferência com horários regrados. Deixá-los ‘beliscar’ antes das refeições não é recomendável, uma vez que quando finalmente se sentarem a mesa, não terão foco suficiente ou espaço para os alimentos que realmente importam. Incutir hábitos saudáveis, no entanto, é comportamento transferido de pais para filhos, maus hábitos alimentares dos adultos influenciam os infantis, se as suas refeições incluem fritura diária, refrigerantes e doces, seu filho provavelmente seguirá pelo mesmo caminho.

Ao montar um prato colorido, você estará atraindo as crianças pelos olhos e lhes dando muitos nutrientes de forma divertida. Para muitos pais introduzir verduras na nutrição dos filhos requer uma dose extra de paciência. A solução pode ser lhes apresentar um alimento de cada vez, por exemplo, se num dia a salada escolhida foi alface, num outro dia poderia ser acelga, agrião e assim por diante. As folhas não podem de maneira alguma serem excluídas do cardápio, nem de adultos e principalmente do das crianças, pois são fontes inesgotáveis de vitamina K que ajudam na cicatrização, fundamental para os pequenos, já que se machucam o tempo todo.

Alimentos ricos em proteína, carboidratos, frutas, legumes, verduras, leite, queijo, iogurte devem sempre permear o prato das crianças, cada um desses alimentos fornece os nutrientes necessários para um crescimento saudável e alimentação equilibrada.

Além dos citados acima, para crianças beber água é também essencial, elas têm em média 75% do seu corpo formado por água, que não apenas ajuda na hidratação, mas seus componentes desintoxicam o organismo, levando para os rins as toxinas das crianças pelos olhos e lhes dando muitos nutrientes de forma divertida. Para muitos pais introduzir verduras na nutrição dos filhos requer uma dose extra de paciência. A solução pode ser lhes apresentar um alimento de cada vez, por exemplo, se num dia a salada escolhida foi alface, num outro dia poderia ser acelga, agrião e assim por diante. As folhas não podem de maneira alguma serem excluídas do cardápio, nem de adultos e principalmente do das crianças, pois são fontes inesgotáveis de vitamina K que ajudam na cicatrização, fundamental para os pequenos, já que se machucam o tempo todo.

Alimentos ricos em proteína, carboidratos, frutas, legumes, verduras, leite, queijo, iogurte devem sempre permear o prato das crianças, cada um desses alimentos fornece os nutrientes necessários para um crescimento saudável e alimentação equilibrada.

Além dos citados acima, para crianças beber água é também essencial, elas têm em média 75% do seu corpo formado por água, que não apenas ajuda na hidratação, mas seus componentes desintoxicam o organismo, levando para os rins as toxinas das células, transportam oxigênio, hormônios e nutrientes para o corpo, além de ajudar na regulação da temperatura, pois na produção de suor a água é um dos componentes principais.

Lembre-se de manter a rotina, não apenas na alimentação, mas nas outras atividades que fazem parte do desenvolvimento infantil, hábitos saudáveis começam com pequenos gestos.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *