Espaços conectados com a natureza, que estão muito em alta, são sinônimos de lugares saudáveis. Mais do que contar com vasos e hortinhas, varandas, áreas de estar e outros ambientes da casa ganham doses preciosas de aconchego com móveis, revestimentos e objetos de decoração feitos de madeira ou de outros materiais naturais. Para você que simpatiza com a ideia, listamos maneiras de integrar a decoração natural à morada.

1. Sobre a mesa

Gamelas da Corte da Terra | Fotos: Cecília Arbolave

De rusticidade sutil, as gamelas, fruteiras e bandejas que ficam em destaque sobre a mesa de jantar são uma maneira de trazer um pouco da natureza para dentro de casa. Os modelos da Corte da Terra são feitos artesanalmente, em um processo que valoriza o formato natural dos troncos resgatados a fim de que cada peça seja única. São escolhas certeiras para dispor as frutas, servir queijos e vinhos ou enfeitar a mesa em ocasiões especiais.

2. Na área de estar


Projeto de Ana Yoshida | Foto: Evelyn Müller

Combinando durabilidade e versatilidade, a marcenaria é uma boa pedida para aquecer os ambientes e resolver questões, como a divisão das áreas. Sob medida ou planejada, ela apresenta os veios e tons da madeira, enriquecendo a decoração. Na foto, marcenaria desenhada por Ana Yoshida, pensada para separar ou integrar a varanda ao living, permitindo a passagem de luminosidade pelos recortes envidraçados.

3. Como apoio


Mesinha da Corte da Terra | Foto: Cecília Arbolave

Pequeno, mas de grande efeito. O formato orgânico das peças compactas, como as mesas e os banquinhos da Corte da Terra, pode compor diversos ambientes, servindo como importante apoio no cantinho de leitura, banquinho no bar e até mesa de cabeceira. O restante da decoração é responsável por pautar a personalidade do local, dando continuidade ao visual rústico do móvel de madeira ou misturando com outros itens mais modernos.

4. No hall

 
Projeto: Carmem Avila | Fotos: Rafael Renzo

Usados pela arquiteta Carmem Avila, os penduradores na parede acomodam os objetos pessoais da moradora. A forma curva complementa a decoração do hall de maneira única, trazendo a delicadeza da madeira, aliando beleza e funcionalidade.

5. No piso


Projeto Carmem Avila | Foto: Rafael Renzo

A madeira como revestimento pode transformar o ambiente – assim como fez nesse living. O nobre e marcante parquet, que realça o chão, até dispensa o uso de tapetes no projeto da arquiteta Carmem Avila. Ela ainda aconselha: em ambientes em que a madeira está presente em grande escala, é importante dosar as texturas com elementos de superfícies neutras e uniformes.

Fontes: dc33 Comunicação, Corte da TerraAna Yoshida Arquitetura e InterioresCarmem Avila Arquitetura.

 

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on De-Coração: 5 ideias para decorar a casa com elementos naturais

  1. […] Espaços conectados com a natureza, que estão muito em alta, são sinônimos de lugares saudáveis. Mais do que contar com vasos e hortinhas, varandas, áreas de estar e outros ambientes da casa ganham doses preciosas de aconchego com móveis, revestimentos e objetos de decoração feitos de madeira ou de outros materiais naturais. Para você que […] … … Ver artigo completo no Blog […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *