Quer aprender uma receita perfeita que ao mesmo tempo possui ingredientes acessíveis ao bolso e que proporciona uma alimentação mais equilibrada? A Margarina Amorela, marca da M. Dias Branco, dá um dica especial para nunca esquecer. Fácil de preparar, com rendimento de 6 porções e pronta em até uma hora e meia, faça uma saborosa Lasanha de Berinjela.

Você sabia que com uma porção de 60g (2 colheres de sopa) de berinjela tem apenas 11 calorias? Este legume traz diversos benefícios à saúde por conta de sua composição nutricional. Originário da Índia, o fruto da planta solanaceae arbustiva ajuda no controle do diabetes, regulando a forma como o açúcar é absorvido no sangue. Rico em fibras (solúveis e insolúveis), o que melhora o funcionamento do intestino, contribui para uma maior saciedade, ajuda na redução da absorção das gorduras e do colesterol ruim por também possuir componentes como as vitaminas B3 (niacina) e a vitamina C. Alguns estudos mostram que essas vitaminas auxiliam no aumento do HDL, que é considerado o colesterol bom.

Além disso, também contém sais minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio) e vitamina A, tiamina e riboflavina, nutrientes que atuam em conjunto no organismo, equilibrando suas funções e colaborando para o seu bom funcionamento. A casca da berinjela também é importante, já que tem antocianinas que a conferem a sua cor púrpura e são os compostos responsáveis pelas propriedades antioxidantes atribuídas ao fruto.

O que também traz muitos benefícios para a nossa saúde é o molho de tomate, pois ele apresenta uma substância chamada licopeno, responsável pela sua cor vermelha. O licopeno é um importante antioxidante, que ajuda a neutralizar os radicais livres, prevenindo o câncer e doenças cardiovasculares. Como o molho de tomate é um alimento aquecido e misturado com um pouco de gordura, a substância é melhor absorvida pelo corpo.

Veja a receita completa abaixo e deixe sempre anotadinha no seu caderninho.

Como fazer Lasanha de Berinjela

Ingredientes:

  • 2 berinjelas grandes
  • 50g de sal grosso
  • 4 colheres de  Margarina Amorela
  • Pimenta-do-reino moída à gosto
  • 250g de cream cheese (1 colher por camada)
  • 10g de folha de manjericão
  • 400g de molho de tomate (refogado com 2 dentes de alho picado, 1 cebola picada, 1 uma colher de alecrim e uma colher de tomilho picado)
  • 50g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo da berinjela:

– Corte a berinjela em fatias de 1 cm. Arrume as fatias da berinjela em uma tigela grande. Salgue cada camada com sal grosso. Deixe uma hora no sal. Esprema as fatias de berinjela com as mãos para remover a água e seque-as entre duas toalhas. Frite rapidamente as berinjelas na Magarina Amorela e acrescente a pimenta-do-reino moída.

Como montar a lasanha:

  • Unte uma forma com um pouco de Margarina Amorela e siga essa sequência para montar a lasanha: berinjela, cream cheese em temperatura ambiente (1 colher por camada), folhas de manjericão e molho de tomate (4 colheres por camada). Faça isso três vezes, finalizando com uma camada de berinjela, uma colher de molho de tomate e parmesão ralado por cima.
  • Cozinhe no forno a 180ºC por 30 minutos e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 1h e 30 min

Rendimento: 6 porções

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

1Pingbacks & Trackbacks on Lasanha de Berinjela é uma ótima pedida de prato para preparar no fim de semana

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *