Quem nunca ficou um pouco assustada com aquela primeira ruguinha no canto do olho? As visitas aos dermatologistas e farmácias começam a acontecer com mais frequência e a gente se sente correndo contra o tempo. Aliás, contra o tempo e atrás de dinheiro! Vocês já perceberam como cremes para a pele e cabelo cosméticos são caros?!

O que muitas pessoas não percebem é que a nossa alimentação não transparece somente no nosso peso, ela também reflete diretamente na saúde da nossa pele, cabelo e unhas. Quando nos alimentamos mal, nossa pele pode ficar ressecada ou oleosa em excesso, aparecer rugas ou espinhas e cravos com mais facilidade, unhas podem ficar quebradiças e o cabelo pode cair muito. Por isso, é necessário um cuidado especial com a alimentação.

Todos os nutrientes que falaremos hoje estão presentes em alimentos que você pode incluir com facilidade no seu dia a dia.

  • Antioxidantes

Os antioxidantes contidos nos alimentos ricos em vitaminas A, C e E são essenciais para a produção de colágeno. O colágeno tem papel essencial na manutenção da firmeza e da elasticidade da pele. Os antioxidantes tonificam a pele e fortalecem os pequenos vasos sanguíneos superficiais, estimulando o processo de cicatrização. Para obter diversos antioxidantes, coma frutas e hortaliças bem coloridos, desde cenoura e abóbora até brócolis, abacate e frutas vermelhas, como o morango e o cassis.

  • Licopeno

Presente nas frutas vermelhas como goiaba, melancia e pitanga e nas hortaliças, como tomate e pimentão, o licopeno protege contra o envelhecimento prematuro da pele e dos efeitos prejudiciais dos raios do sol (mas nada de deixar de usar o protetor solar, hein pessoal?).

  • Ômega-3

Encontrado em altas concentrações nos peixes como o salmão, a cavalinha e a sardinha, são vitais para a memória, para saúde da nossa pele e fortalece a imunidade. É recomendada a ingestão de peixes no mínimo duas vezes por semana. Caso você não coma peixe, pode recorrer a outras fontes, como: semente de linhaça, nozes, castanha, azeite, couve, espinafre e chia.

  • Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do complexo B, principalmente a B12, são essenciais para o crescimento e a divisão das células. Na pele há substituição contínua das células velhas por células novas, o que torna necessária a boa nutrição. Toda proteína de origem animal é rica em vitaminas do complexo B, sobretudo ovos, peixes de carne branca, frutos do mar, carnes magras e laticínios. Outras fontes: feijão, ervilha, fígado, amendoim, arroz integral, melão e vegetais verdes.

  • Zinco

A falta de zinco no organismo pode provocar queda de cabelo, dificuldade de cicatrização e até problemas de crescimento e desenvolvimento nas crianças. É encontrado principalmente em frutos do mar, mas também em leguminosas, sementes de abóbora, pão integral e outros cereais integrais. Ele estimula a capacidade de cicatrização rápida da pele e ajuda a evitar infecções cutâneas.

  • Líquidos

Beba líquidos não alcoólicos, inclusive chás de ervas e sucos naturais da fruta, sem adição de açúcares. Modere o consumo de café e evite ao máximo os refrigerantes. Para manter a pele bem hidratada, o que ajuda a evitar rugas e linhas de expressão, também é importante ingerir bastante água.

Com todas essas dicas, podemos cuidar bem da nossa pele sem gastar muito! No entanto, caso você tenha uma alimentação saudável e persista com problemas de pele, unhas quebradiças e queda de cabelo, a visita a um dermatologista é imprescindível para corrigir problemas ou disfunções individuais.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

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