Comprar roupinhas, escolher brinquedos, decorar o quarto do bebê… Toda essa parte da gravidez é uma delícia! Mas também existem tarefas não tão divertidas assim mas que também precisam ser feitas para receber o filhote em casa. A limpeza da casa é uma delas, já que é necessária para garantir a segurança e a saúde do pequeno. E já que, infelizmente, não dá para dar uma pausa nas tarefas domésticas, veja quais são os cuidados a tomar no pré e pós parto:

roupas
Imagem: Magic Madzik

Antes do parto

Aproveite para deixar tudo o mais em ordem possível para receber o mais novo membro da família. Pois quando o neném chegar em casa, todas as atenções vão estar em cima dele e ele vai necessitar de uma série de cuidados, mesmo enquanto você se recupera do parto. Então, adiante o que puder e deixe tudo pronto e acessível. Depois você vai se agradecer!

  • Lavar e passar as roupinhas do bebê. Todas as peças devem ser lavadas com sabão neutro e passadas com ferro, antes de serem guardadas no armário. A dica é aproveitar para lavar as suas roupas também. Leia aqui como tirar manchas de roupas e ganhe um tempo precioso.
  • Esterilizar mamadeiras, chupetas e mordedores. Os acessórios precisam ser desinfetados para garantir a saúde do pequeno, evitando males como sapinho e infecções intestinais. Você pode fazer isso tanto um aparelho esterilizador quanto no micro-ondas ou mesmo numa panela no fogão.
  • Organizar e arrumar toda a sua casa. Além de montar o quartinho do recém-nascido, é importante terminar alguma reforma que possa estar em andamento e fazer quaisquer consertos domésticos que possam deixar a vida dos pais mais fácil depois do nascimento, como instalar um ar condicionado, arrumar a máquina de lavar louça que estragou, trocar a lâmpada que queimou na garagem…

Após o nascimento

 Por mais que você tenha vontade de manter a casa impecável, nesta fase é difícil arrumar tempo e energia para as tarefas domésticas. Por isso, toda a ajuda que você puder ter do pai, da família ou de uma assistente é bem-vinda! E quando você tiver um momento de disposição, procure focar no que é estritamente necessário. Não é porque o bebê está dormindo que você também não precisa descansar, certo?

Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay
  • Trocar e tirar o lixo. Nos primeiros dias (e meses!) serão trocas e mais trocas de fraldas usadas, que vão se acumular rapidamente no lixo. Para evitar aquele cheirinho desagradável e eliminar possíveis focos de contaminação, é recomendável retirar o lixo diariamente.
  • Lavar as suas roupas e as do bebê. Espere também muitas e muitas roupas sujas, tanto do bebê quanto suas. Vazamentos de xixi ou na hora de amamentar são bem comuns, por isso saiba de antemão como tirar manchas de roupas, especialmente desse tipo. A recomendação é juntar uma ou duas lavadas na máquina e já dar fim nas roupas sujas, para não acumular.
  • Limpar a casa. É essencial manter a limpeza e a higiene da casa, especialmente do que estiver relacionado ao bebê. Mas ninguém espera que os seus armários estejam um brinco ou que todas as camisas estejam passadas impecavelmente. Então, não se cobre muito! Limpe o que for necessário e aproveite bem esta fase junto ao seu filhote, pois eles crescem rápido.

Você sabe de mais algum cuidado que é importante se ter na limpeza da casa antes ou depois do parto? Ou como tornar essa tarefa mais fácil? Deixa seu comentário aqui abaixo. 😉

Mariana é paraibana, mas vive atualmente em Aveiro - Portugal. Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing, comunicação e eventos. É fundadora do Mãe do Ano e, além dele, é responsável pelo Roteiro Baby Aveiro, que divulga a programação infantil na cidade de Aveiro.

3 Comments on Cuidados na limpeza da casa no Pré e Pós parto

  1. Fernanda
    26/01/2018 at 19:25 (7 meses ago)

    Posão varrer e passar, pendurar roupa com 20 dias pós cesária? ?

    Responder
  2. Vanessa
    04/04/2018 at 03:31 (5 meses ago)

    Não fala nada sobre em que o marido tem que ajudar. É tudo responsabilidade da mulher? Ridículo!

    Responder
    • Renata Luna
      23/05/2018 at 16:00 (3 meses ago)

      Olá, Vanessa! Tudo bem?! Nós não precisamos colocar que o marido tem que “ajudar”, pois o marido tem mesmo é que participar, né? Também não especificamos quais tarefas o marido deve fazer, porque isso é algo que o casal vai decidir entre si, de acordo com as necessidades do casal, da família, da casa e do próprio bebê. 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *