dicas de seguranca para pais

Parques e praias lotados são oportunidades para ação de criminosos. Casos de tentativa de sequestro em praias já foram noticiados e, por isso, o especialista em segurança do GRUPO GR, Niv Yossef, dá algumas dicas de segurança para os pais.

O especialista ainda destaca que os criminosos ficam observando por algum tempo antes de agir, e o fazem em um segundo de distração dos pais.

Confira abaixo algumas DICAS DE SEGURANÇA:

– Cuidado com homens ou mulheres que se aproximam para fazer perguntas;

– Normalmente, as crianças não sabem passar informações para ajudar a encontrar seus responsáveis. Por isso, o ideal é que elas tenham uma identificação, como pulseiras ou etiquetas pregadas na roupa com o nome, endereço e telefone dos pais;

– É recomendável que os pais orientem seus filhos para que eles nunca acompanhem estranhos ou aceitem doces e presentes.

– Não é recomendável que crianças carreguem celulares ou câmeras digitais sozinhas para não atrair a ação de criminosos;

– Se a criança se perder em eventos, shopping ou parques, a primeira coisa a ser feita pelo responsável é sempre procurar pela administração ou segurança local.

– Não deixe a bolsa, carteira ou pacotes em locais abertos ao público sem a devida vigilância. Muitas vezes os pais se distraem e deixam bolsas para ir brincar com os filhos, neste momento os ladrões podem agir;

– Evite andar por ruas, calçadões e praças mal iluminadas ou em horário muito avançado, principalmente em locais desconhecidos, pois estes são os pontos preferidos pelos meliantes que se aproveitam das condições para atacar suas vítimas;

– Não reaja durante um assalto. Mantenha-se calmo (a), por mais difícil que possa ser;

– Ao andar de transporte público, mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo.

– Na maioria dos casos, a prevenção é a melhor solução. Andar de mãos dadas com a criança durante o passeio é uma ótima opção. Desta forma, não é possível perdê-la de vista. Lembre-se: Todo cuidado é pouco!

DICAS DE SEGURANÇA PARA EVITAR SEQUESTROS

– Em passeios como shoppings e parques, marque um horário para buscar as crianças e obrigue-as a serem pontuais. As babás não devem usar uniformes, para que não sejam facilmente identificadas.

– É importante sempre observar se você está sendo seguido e se não há veículos diferentes ou pessoas estranhas paradas ou mesmo circulando por perto de sua residência ou local de trabalho. Se isso acontecer, o recomendável é dirigir-se ao posto policial mais próximo ou procurar uma viatura da polícia.

– É primordial estar atento ao entrar e sair do veículo. Note se não está sendo observado, pois geralmente os bandidos aproveitam para agir na hora de colocar o cinto de segurança ou ligar o carro.

– Quando parar no semáforo  procure manter seu carro à direita da rua. Geralmente os ladrões atacam pelo lado esquerdo, do motorista. Ou mantenha-se na faixa central, evitando também a calçada.

– As quadrilhas geralmente não sequestram o responsável pela família, pois é ele quem tem acesso direto ao dinheiro e poder para movimentar mais valores em caso de necessidade. Por isso, a informação sobre os filhos e a família é tão importante para os sequestradores.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Comments are closed.