maroca brin...2

Criança revela muito de si e do seu meio enquanto brinca. Quer saber o que a criança pensa em relação a isso ou aquilo, provoque uma brincadeira sobre o tema. Incentive o desenho livre, mas usando aquele tema que você pretende discutir: família, escola, professora, irmãozinho menor, tios, cuidador. Provoque e terá muitas descobertas. Isso porque a criança se expressa pelo brincar. Brincadeira para criança é coisa seria.

É certo que pais de primeira viagem (e acredito que os de segunda, terceira também), aprendem sempre com os pequenos. Comigo não é diferente, todo dia me surpreendo com a inteligência, perspicácia e doçura da minha filha. Mas, ela não tem momentos de estresse? Você pode perguntar. Claro que sim, mas são todos contornados com amor, empatia e compaixão, creio que o tripé da criação com apego. Mas, voltemos ao ato de brincar.

maroca mesinha

Outro dia, esperávamos atendimento numa clínica pediátrica, e nesses momentos você observa várias crianças e mães ou pais, com seus pequenos. Nesses lugares sempre há um lugarzinho reservado para os pequenos, com mesinhas e cadeiras coloridas, brinquedos, livrinhos. Espaço mágico para as crianças. Não tem coisa que goste mais que ver e brincar com uma criança, brincar com a brincadeira que ela cria. Se você nunca fez, experimente. É muito bom entrar no mundinho de fantasia delas. Bem, nesse dia, havia uma menina no espaço, de cerca de 3 anos, talvez um pouco mais, mas não chegava a 4anos. Maroca tentou brincar com os brinquedos que lá estavam e sentar nas cadeiras, mas a ela não deixou. Disse que era dela. Fiquei com minha pequena no colo enquanto ela reclamava porque queria brincar também. Acalentei, dei uma frutinha que estava na bolsa e comecei a mostrar uns vídeos dela no meu celular. Mas, não conseguia tirar os olhos da que tinha uma boneca no colo e a enrolava com uma fraldinha, que tinha sua chupeta pendurada. Ela balançava a bonequinha e dizia para ela para de chorar e dormir, que ela estava cansada. Em vários momentos, ela bateu na boneca e dizia: tome, tome, tome… Ela parecia brava. Mas, que criança bate na boneca porque ela não dorme?? E é assustador imaginar que, provavelmente, ela já passou ou viu alguém fazer isso. Durante todo o tempo a mãe estava sentada a uma certa distância da filha e presenciava tudo, inclusive quando ela afastou minha filha para que ela não sentasse nas cadeiras. E não dizia nada.

Isso só me conscientiza que criança é verdadeiramente espelho do que vive, e nas brincadeiras ela mostra isso sempre.

Aos pais atuais e futuros tenham paciência. Sabemos que trabalhar o dia todo e ter um pequeno cheio de energia de madrugada, não é fácil. Mas, ele só está feliz, saudável e querendo atenção. Quem merece ser punido ou destratado por isso? A infância passa rápido, daqui a pouco estão crescidos e terão lembranças dessa época, cabe a nós que sejam lembranças lindas e cheias de amor.

Assistente social formada pela UFPB, ama sua profissão, mas tem outras paixões e escrever é uma delas. Por isso, cursou Letras até o sétimo período, mas parou quando Maria Paula nasceu e se viu renascendo como gente, como ser vivente.
É casada, trabalha, estuda e é mãe apaixonada.
Ama poemizar a vida, transformar sentimentos em palavras e é melhor escrevendo que falando.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *