A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C, B1, B2, B6, além de minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico. Essa fruta contém compostos antioxidantes como a dopamina e catequina, além do triptofano que atua na produção de serotonina, ajudando a relaxar e manter o bom humor.

Tipos de banana

Não existe um tipo que tenha valor nutritivo muito superior às outras. As quantidades variam ligeiramente para cada espécie, mas todas as bananas têm características bem semelhantes. Existe apenas uma diferença sutil no aroma, no sabor e na textura delas.

  • Banana-da-terra: é ótima para cozinhar, assar ou fritar;
  • Banana prata e banana-maçã: ideais para preparação de vitaminas e comer ao natural;
  • Banana nanica e banana-ouro: são a mais indicada para fazer bolos; A banana ouro é a menor e a mais doce, perfeita para preparar um doce caseiro.

Benefícios pouco conhecidos

  • Diminui a pressão arterial;
  • Acalma o sistema nervoso e o estômago, ajudando na digestão;
  • Combate o cansaço;
  • Ajuda a normalizar os batimentos cardíacos;
  • Melhora a sensação de bem-estar.

Apesar de tantos benefícios, muitas pessoas têm dúvidas sobre a banana, devido ao seu alto teor de açúcar e carboidratos, especialmente os diabéticos. Quando a banana é verde, ela é rica amido e quando amadurece, esse amido se transforma em açúcar. Por isso, mais de 90% da composição da banana é carboidrato, e ela acaba tendo baixos níveis de proteína e gordura.

Por isso, poderíamos esperar que causassem um grande aumento do açúcar no sangue. Mas, devido ao seu baixo índice glicêmico, as bananas não elevam os níveis de açúcar no sangue da mesma forma que outros alimentos.

Assim como com quaisquer alimentos ricos em açúcar e carboidratos, diabéticos devem monitorar com cuidado seus níveis de açúcar no sangue após o consumo. Mas a ingestão da banana por diabéticos parece não ter efeitos graves, pelo menos quando consumido com moderação. A restrição só ocorre num caso que a glicemia está realmente muito elevada.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *