Que o Dia das Mães é todo dia já se sabe. Afinal, por meio do amor incondicional, elas abrem mão de qualquer coisa pelos filhos. Em comemoração ao dia delas que será celebrado no próximo dia 14, as Editoras Moderna e Salamandra sugerem alguns livros que trazem em seus enredos situações engraçadas e reflexivas sobre essa relação tão especial.

Na obra Bia na América, lançada pela Editora Moderna e escrita por Ricardo Dreguer, os leitores conhecerão uma garota que percorre o mundo na companhia de sua mãe diplomata. Na aventura, ela conhece o continente americano, pois sua mãe ficará um ano a trabalho em Nova Iorque. Por isso, as duas aproveitam a oportunidade para conhecer os Estados Unidos e outros países da América do Norte, como o México e o Canadá. Esse é o ponto de partida para o leitor conhecer diversas características da vida dos habitantes dessas localidades e desmistificar preconceitos.

As adolescentes vivem de segredos e, geralmente, o melhor amigo nesta fase é o diário, onde costumam anotar todas as aflições, pensamentos e desejos. Assim acontece com Polly Price, que tem um companheiro onde ela desabafa sobre sua mãe, uma atriz que só faz a garota passar vergonha. Em “Meu diário ultrassecreto – Uma estrela nos Estados Unidos”, da Editora Salamandra, Polly está empolgada para passar as férias em São Francisco, nos Estados Unidos, mas tem que aguentar os atores da companhia de teatro e mais duas atrizes mirins que não param de cochichar e dar risadinhas irônicas. Dessa forma, a adolescente resolve escrever tudo o que sente e registra cada passo da produção itinerante de teatro, como os acidentes, o caos nos bastidores, a reação das pessoas etc. Mas, de repente, os holofotes ficam sobre ela!

Já em “Meu diário ultrassecreto – Reality Show dos Horrores”, também publicado pela Editora Salamandra, a mãe de Polly é chamada para participar do Celebridades em casa, um famoso reality show que seus colegas não podem assistir. Afinal, ninguém do colégio sabe que Arabella é atriz! Para tentar contornar a situação, inicialmente a garota tenta esconder da sua mãe uma ligação da agente e o recado com o convite para o programa. Mas, inevitavelmente, o pesadelo acontece e a produção chega até sua casa. Será que tudo será televisionado e o pessoal da escola irá saber de tudo? As obras são escritas e ilustradas por Dee Shulman.

Ver um filho crescer e tornar-se capaz de tomar suas próprias decisões é o desejo de muitas mães. Mas, e quando os pequenos querem fazer isso, precocemente, de forma que suas vontades prevaleçam? Em Não vou tomar banho hoje! (Ed. Salamandra), a criançada irá se identificar com um divertido personagem que se imagina como um grande urso para fazer valer suas ideias. No enredo, escrito por Jean-Claude Alphen, o protagonista está contente, pois os ursos não usam roupas e não fazem dever de casa, dentre outras coisas legais para uma criança. Mas, num momento reflexivo, ele se dá conta de que esses e outros acontecimentos não são tão vantajosos.

E agora, mãe? (Ed. Moderna), escrito por Isabel Vieira aborda um tema delicado e muito recorrente: a gravidez precoce. O romance mostra a história da menina que salta sem transição da infância para a vida adulta e tem sua rotina e seus planos totalmente mudados por causa de uma gravidez inesperada. Mesmo com tantas adversidades, a protagonista nos mostra que maternidade é capaz de transformar todas as mulheres, independente da idade.

O livro E agora, filha? (Ed. Moderna) traz a história de Jana, uma jovem mulher que foi mãe aos quinze anos e sofre com a adolescência da própria filha, Gabriela. Seu grande medo é que a garota passe por problemas que ela própria enfrentou como a gravidez precoce, o abandono do namorado e, no caso dela, a interrupção do sonho de ser bailarina.

Mariana é paraibana, mas vive atualmente em Aveiro - Portugal. Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing, comunicação e eventos. É fundadora do Mãe do Ano e, além dele, é responsável pelo Roteiro Baby Aveiro, que divulga a programação infantil na cidade de Aveiro.

1Pingbacks & Trackbacks on Conheça livros com histórias engraçadas e reflexivas sobre a relação entre mães e filhos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *