Com atitudes simples você pode auxiliar seus filhos a retornarem à rotina e deixar a preguiça das férias de lado

Lembrar os pequenos sobre os amiguinhos da escola e o quanto é divertido estar com eles pode incentivar a criança. Foto: Evellyn Ezidio

“Volta às aulas”: Frase que agrada e gera ansiedade a alguns pequenos. Há aqueles que pedem para retornar à escola já na segunda semana de férias. Porém, há aqueles que se negam voltar às atividades. Esses são os casos mais difíceis, pois tanto as crianças quanto os pais sofrem por não saberem o que fazer para que esse retorno seja mais tranquilo. A diretora da escola Maple Bear Canadian School, em Curitiba, Fabiana Dorleans, ressalta que é importante imergir os pequenos antecipadamente na rotina escolar. “Deixá-los dormir até mais tarde, por exemplo, é um problema quando o início das aulas está próximo, pois a criança estará acostumada a outros horários. O ideal é começar a acordá-la no horário da escola ao menos uma semana antes do início das aulas. Dessa forma, elas estarão adaptadas ao horário de suas atividades antecipadamente.”, explica.

Pensando nisso, separamos dicas especiais que podem auxiliar a readaptar a criança aos antigos horários e organizar melhor o retorno à escola, ajudando toda a família a entrar no ritmo novamente:

De malas feitas
No final de semana que antecede a volta às aulas, envolva a criança na hora de arrumar a mochila para a escola. A dica é fazer com que a organização dos materiais seja algo divertido e proveitoso, para que ela compreenda que voltar para a escola será algo prazeroso.

Uniforme novo
Leve-os para comprar o uniforme novo, já que o do ano passado pode não estar servindo mais, pois os pequenos crescem rapidamente. Aproveite para fazer disso algo bacana, mostre a eles que estarão preparados para a volta às aulas com roupinhas novas. Aproveite e peça para eles escolherem os calçados que querem usar com o novo uniforme, assim ficarão envolvidos na atividade e preparados para a volta às aulas.

Hora do lanche
Que tal deixar o pequeno preparar o lanchinho da escola? No dia que antecede a volta às aulas, peça a ajuda dele para preparar a lancheira. Pergunte o que quer levar para comer durante a aula. Ele se divertirá com a atividade!

Mariana é paraibana, mas vive atualmente em Aveiro - Portugal. Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing, comunicação e eventos. É fundadora do Mãe do Ano e, além dele, é responsável pelo Roteiro Baby Aveiro, que divulga a programação infantil na cidade de Aveiro.

1Pingbacks & Trackbacks on Confira dicas para que a volta às aulas não seja um problema para as crianças

  1. […] “Volta às aulas”: Frase que agrada e gera ansiedade a alguns pequenos. Há aqueles que pedem para retornar à escola já na segunda semana de férias. Porém, há aqueles que se negam voltar às atividades. Esses são os casos mais difíceis, pois tanto as crianças quanto os pais sofrem por não saberem o que fazer para que esse retorno … Ver artigo completo no Blog […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *