Crédito: Pinterest

Na hora de organizar uma festa, a primeira coisa que vem à mente é quanto será necessário gastar. Ao mesmo tempo, todo anfitrião deseja oferecer um evento inesquecível, agradável e original. As bolas de isopor podem ser grandes aliadas para a decoração, já que são peças baratas e versáteis.

Na Só Isopor,  empresa dedicada ao mercado de decoração e cenografia, existem  opções de bolas ocas, maciças, com furos e em medidas que podem chegar a 1 metro –além de produtos específicos para as celebrações de determinadas épocas do ano, como o Natal.

“As bolas ocas, por exemplo, podem ser recheadas com brindes ou doces, para serem entregues aos convidados no final da festa”, explica Claudete Silva, decoradora e consultora da Só Isopor. “Já as maciças são muito úteis para criar peças de decoração do ambiente ou para a mesa do bolo e as mesas laterais”.

Uma esfera de isopor pode facilmente se transformar, por exemplo, em um globo espelhado, que valoriza muito a pista de dança, ou servir como apoio para arranjos de flores artificiais.

Base para flores de seda

Crédito: Pinterest

Além de ser muito fácil de fazer, a bola de isopor decorada com flores pode ser usada para diversos tipos de festas –chás de bebê, bailes de debutante, aniversários e casamentos. “Em vez de você simplesmente colocá-las em um vaso, tente pendurá-las de forma equilibrada, isso valoriza bastante o ambiente”, aconselha a especialista.

“É possível compor decorações para os mais diversos tipos de festas gastando pouco, basta escolher bem as cores e os modelos de flores artificiais. Escolher o melhor lugar para o enfeite ou o modo de usá-lo depende de um olhar cuidadoso e um pouco de criatividade”, explica.

Você pode comprar as flores prontas, ou até mesmo fazê-las em casa. “Para fixar melhor e evitar que elas caiam do arranjo, coloque uma gota de cola quente de silicone, entre o galho e o furo”.

Enfeite temático

Crédito: Pinterest

Para os aniversários de crianças, é possível compor lindos centros de mesa temáticos usando bolas de isopor e remetendo a personagens infantis conhecidos, como, por exemplo, a Minnie. “É apenas um exemplo, cada um pode adaptar a ideia para o tema da festa ou o personagem que preferir”, explica a decoradora.

Existem várias outras opções possíveis, basta usar a criatividade. “É possível compor facilmente outros personagens infantis populares, como o Olaf (boneco de neve da animação musical da Disney “Frozen: Uma Aventura Congelante”) ou o Pokémon, que há tempos faz sucesso entre as crianças e hoje voltou com toda força, pense nas pokebolas, como lembrancinhas recheadas de brindes e enfeites de mesas de convidados”, comenta.

Revestimento com patchwork

Crédito: Pinterest

A técnica de patchwork é simples e ganhou espaço na decoração, não somente de festas como também da casa, para forrar móveis e objetos de decoração. Usando apenas tecidos e enfeites, é possível deixar o ambiente da casa mais colorido e alegre com enfeites baratos decorados com o patchwork.

O efeito com essa técnica fica muito bonito visualmente e valoriza o ambiente. “É uma boa opção para as mesas de cozinha, de centro de sala de estar e em festas de bebês ou de debutantes, pois a peça fica delicada e é possível finalizar com pérolas e outros adereços”, comenta a especialista.

 “Para confeccionar, é preciso cola quente, tecido, fitilho, tesoura ou estilete e pincel. Para revestir, basta fazer um talho pequeno na bola de isopor. Depois, é só encaixar o tecido nessa cavidade. Não se esqueça de usar a cola para fixar. Para finalizar, cole o fitilho efixe pérolas, vidrilhos, miçangas ou o que preferir.”

Ornamentos natalinos

Crédito: Pinterest

Crédito: Pinterest

Existem vários tipos de guirlandas,sinos e enfeites natalinos previamente modeladosem isopor. Eles facilitam a execução do arranjo de Natal, mas as esferas são sempre uma excelenteescolha para conseguir um bom efeito visual.

“Uma das características mais marcantes do isopor é a leveza. Por isso, é possível preencher a árvore de Natal de bolas sem medo de cometer exageros. O isopor combina naturalmente com diversos materiais, como barbante, tecido, tinta e glitter.Isso ajuda a dar asas à criatividade”, diz a decoradora.

“Tudo que for usado no isopor deve ser à base de água.Usar qualquer elemento corrosivo provocará dano à peça –algumas vezes o estrago será irremediável.Outra dica é deixar a peça limpa ates de usar cola, retirando levemente as impurezas com uma lixa”, ensina.

Curiosidades sobre o artesanato com isopor

Você sabia que…

  • Círculos e esferas são formas geométricas que servem como base para produzir figuras complexas
  • O isopor é atóxico e, portanto, não apresenta risco à saúde das crianças;
  • A maior parte das ferramentas usadas para fazer artesanato com isopor você já está em sua casa;
  • Por ser um bom isolante e protetor, o isopor também é usado na construção civil;
  • O isopor é totalmente reciclável. Ainda assim, por sua adaptabilidade, não é necessário jogar fora os enfeites: eles podem servir para a próxima festa.

Mariana é paraibana, mas vive atualmente em Aveiro - Portugal. Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing, comunicação e eventos. É fundadora do Mãe do Ano e, além dele, é responsável pelo Roteiro Baby Aveiro, que divulga a programação infantil na cidade de Aveiro.

1Pingbacks & Trackbacks on Como usar bolas de isopor para incrementar a decoração da sua festa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *