Como recuperar a forma após o parto

Toda mulher que se tornou mãe recentemente já reparou que seu corpo mudou de forma drástica. Há tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, que fica difícil assimilar todas as transformações. As mamas crescem e sofrem queda, aparecem estrias na barriga e o abdômen ganha flacidez, além das alterações emocionais e do surgimento de cicatrizes quando é feita uma cesariana. Mas fique tranquila, tudo isso é normal durante e após a gravidez.

Quando o bebê nasce, você apenas consegue pensar nele e seu bem-estar, mas também é importante que você cuide de si mesma, tanto mental como fisicamente. Isso vai deixar você mais disposta ainda para enfrentar as responsabilidades do dia a dia com o novo integrante da sua família. Há diversos meios pelos quais é possível recuperar a forma, alguns são maneiras naturais e outros são procedimentos estéticos.

“Ser mãe é padecer no paraíso. Mas depois que passa todo o êxtase do momento do parto, é hora de retornar ao dia a dia e à nova vida. Também é hora de avaliar as mudanças que o corpo sofreu durante a gestação e como recuperar a forma”, explica o Dr. Thiago Souza, cirurgião plástico que faz parte da equipe de médicos da Clínica Inova, clínica de cirurgia plástica no Rio de Janeiro.

Recuperação natural

Durante o processo de amamentação do seu filho, o organismo gasta energia para a produção do leite materno, e isso ajuda na perda de peso. Então, além da longa lista de benefícios que a amamentação traz para o bebê, ela também apresenta vantagens para a mãe. Mas essa é apenas uma das formas naturais de recuperação. Os alimentos que ingerimos também influenciam no período em que a mulher se recupera após o parto.

Já que o corpo precisa de energia para poder produzir leite, é uma boa alimentação que irá oferecer isso ao organismo. Manter uma dieta balanceada é mais importante do que nunca nessa etapa, porque tudo que for consumido afeta diretamente a alimentação do bebê, e ainda a saúde da mulher. Frutas, legumes, fibras e outros produtos são ótimas opções, e devem ser incluídos na dieta.

Faça atividade física

A realização de exercício físico deve fazer parte de rotina de todos, “mas claro, para a volta à academia após o parto é necessário esperar um tempo, além de começar devagarinho”, recomenda o Dr. Thiago. Atividades que não precisem de muito esforço ou não sejam muito fortes, como hidroginástica ou caminhada, são ideais para as novas mães.

Procedimentos estéticos

A drenagem linfática é um procedimento muito procurado por pessoas que desejam reduzir o inchaço de alguma parte do corpo causada pelo acúmulo de líquidos. No caso da mulher que acabou de dar à luz, ela vai se sentir mais confortável com essa massagem, pois ajudará a aliviar a tensão.

Filho da Tania, estudante de Publicidade e Propaganda, ator e apaixonado por assuntos ligados à saúde e bem-estar. Divide seu tempo entre a faculdade, estágio e às publicações do blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *