O ensaio fotográfico de recém-nascido ou newborn, no termo em inglês, tem como objetivo fazer o registro dos primeiros dias do bebê. O normal é que se realize o ensaio até o 15º dia de vida da criança, pois assim é possível o registro de suas feições em detalhes.

Esse tipo de fotografia é ainda relativamente nova no Brasil, mas muitos fotógrafos brasileiros têm se aprofundado e realizado excelentes trabalhos.

O ensaio newborn tem pelo menos duas grandes vantagens para os pais: primeiro pelo fato da possibilidade de haver uma produção, tanto em relação ao cenário e aos acessórios usados, quanto nas poses do bebê e dos pais. A segunda vantagem é a escolha que resulta em fotos mais naturais, com foco maior no recém-nascido e seus familiares dentro de seu novo mundo, ou seu life style (estilo de vida).

.No geral, nesse tipo de ensaio, as fotos são mais espontâneas, traduzindo o afeto da família com o bebê. Outro registro indispensável é o do quarto do recém nascido.

Para a realização de uma excelente sessão de fotos de newborn, o blog Mãe do Ano chamou o experiente fotógrafo Rogério von Krüger, que dá algumas dicas:

Fotografar com os pais é uam constante, por isso, eles devem usar roupas diferentes. Para o fotógrafo é importante manter todo material limpo e higienizado, até para segurança do bebê. Sempre levar para os ensaios álcool e gel, portanto, é indicado. O ensaio deve ser feito o mais breve possível, para evitar estressar o recém nascido.

Fotógrafo – o que levar além da câmera

Segundo Rogério von Krüger, além da câmera, alguns acessórios são indispensáveis para se ter um bom resultado em fotos newborn.

  • Uma lente de menor distorção, de 50mm ou até 85mm é indispensável
  • Uma lente de macro, para fotos de close-up das mãos e pés dos bebês
  • Para aproveitar ao máximo a luz natural, um rebatedor vai ajudar
  • Uma bateria extra carregada é indispensável
  • Garantir que o cartão de memória esteja vazio
  • Grampos ou pregadores para prender alguns tecidos e ajudar os arranjos
  • Converse com os país sobre a necessidade de acessório extras

A iluminação adequada

Tente aproveitar ao máximo a luz natural. Se possível, escolha um local da casa que tenha a melhor luz de janela. O bebê deve ficar a 45 graus da luz natural. Fotografe-o, também, contra a luz, isso pode dar um efeito muito interessante. Para que você possa ter um melhor controle sobre a luz, use um rebatedor.

Filho da Tania, estudante de Publicidade e Propaganda, ator e apaixonado por assuntos ligados à saúde e bem-estar. Divide seu tempo entre a faculdade, estágio e às publicações do blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *