Pixabay

Mais um feriado se aproxima, talvez um dos mais populares do Brasil, o famoso e esperado Carnaval. São praticamente 6 dias que muitos têm folga e programam uma viagem ou planejam curtir em clubes ou blocos na avenida. Mas se você não está a fim de passar horas no trânsito descendo para o litoral, nem está numa pegada de seguir o trio elétrico por horas a fio, que tal fazer uma festa particular? É uma boa oportunidade de reunir amigos e família e não deixar que a data passe em branco, além de um belo entretenimento para as crianças. Por isso, separamos algumas dicas de como organizar uma festa de arromba na sua casa, com o seu estilo e sem muitos gastos nem dor de cabeça!

Nos bastidores: por mais simples que seja, a organização deve ser feita com muita atenção e cuidado para evitar frustrações e imprevistos, ainda mais quando o assunto é criança, assim também você pode ficar sossegada na hora da festa, pois diversão e segurança estarão garantidas.

Orçamento: por mais que as coisas estejam meio salgadas ultimamente, dar uma festa não deve ser sinônimo de despesas exorbitantes. Primeiro, os gastos serão divididos entre os participantes –familiares e pais das crianças – e segundo, como é uma festa feita para crianças porque não também ser feita por elas? Além de ser uma forma de recreação e distração, envolvê-las nos preparativos pode ser uma atividade educativa, que desenvolve habilidades, criatividade e trabalha a imaginação.

overmundo / Flickr

O que servir: os comes e bebes são elementos centrais de toda festa, e quando se trata de crianças a tendência é abusar nos doces e salgadinhos, mas é possível selecionar pratos mais saudáveis, nutritivos e ainda assim gostosos como um cuscuz de sardinha para a comemoração. Deve-se ter em mente que os pequenos vão pular, correr e gastar muita energia, e o clima provavelmente estará quente, então priorize alimentos leves e frescos, mas simples de fazer, como wraps cortados em rodelas, palitinhos de cenoura e pepino, mini-lanchinhos naturais e um cuscuz de sardinha servido em fatias. Para os doces, foque nos mais refrescantes, como picolé de frutas e gelatina.

Decoração: para deixar o ambiente à caráter não precisa ser especialista, você pode escolher um tema e se basear nele para decorar a casa, ou apenas focar naquilo que é típico dessa comemoração. Aposte em muitas cores, purpurina, penas, máscaras, nariz de palhaço, pandeiro, guarda-chuvas multicoloridos, balões, confete e serpentina. É legal fazer alguns enfeites como pompons de papel crepom ou fitas caindo em espiral, e pendurar no teto; fazer uma mesa com os comes e bebes decorada, escolhendo uma toalha colorida e dando toques divertidos com alguns elementos carnavalescos fáceis de encontrar ou feitos em casa mesmo. Reúna também os pequenos para ajudar nessa tarefa, pois basta alguns moldes de máscara, papel colorido, lantejoula e glitter para liberar seus dons artísticos!

Fantasia: aqui você e seus filhos também podem dar asas à imaginação e treinar mais um pouquinho suas habilidades artesanais. Fazer suas próprias fantasias não só vai economizar muito, como vai proporcionar momentos divertidos em família e dar um novo uso para aquela peça de roupa velha jogada no fundo do armário. Por exemplo, uma camisa da seleção, shorts e uma chuteira podem transformar seu filho ou marido em um jogador de futebol; uma camiseta com motivos de camuflagem militar pode criar um soldado; já uma blusa com listras branco e preto, um tapa olho e uma bandana podem dar vida a um pirata. Durante a festa pode rolar até uma competição da melhor fantasia ou da mais criativa. E para os mais pequenininhos, confira algumas ideias de fantasias para bebês que já publicamos aqui no blog.

Jean Beaufort / Public Domain Pictures

Acessórios divertidos: para incrementar o visual ou dar um toque carnavalesco àqueles que não forem fantasiados, é interessante separar uma caixa ou baú e colocar diversos acessórios de festa dentro, como óculos coloridos de plástico, coroas, perucas, chapéus, narizes de palhaço, plumas, brinquedos pisca-pisca, colares havaianos, etc. Tudo para deixar a hora da folia mais animada!

Música: é obrigatório fazer uma playlist com opções variadas que agradem a todos – vale desde as tradicionais marchinhas até axé, das canções infantis ao samba. Prepare algo agitado, para todos os gostos – nada muito lento ou monótono para não quebrar o clima de agitação do Carnaval. Todo o mundo vai acabar sendo contagiado pelo ritmo dançante e até arriscar alguns passos!

Pixabay

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

1Pingbacks & Trackbacks on Como preparar uma festa de Carnaval em casa

  1. […] Mais um feriado se aproxima, talvez um dos mais populares do Brasil, o famoso e esperado Carnaval. São praticamente 6 dias que muitos têm folga e programam uma viagem ou planejam curtir em clubes ou blocos na avenida. Mas se você não está a fim de passar horas no trânsito descendo para o litoral, nem está numa pegada de seguir o trio elétrico por horas a fio, que tal fazer uma festa particular? É uma boa oportunidade de reunir amigos e família e não deixar que a data passe em branco, além de um belo entretenimento para as crianças. Por … Ver artigo completo no Blog […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *