Estabelecer uma rotina para o sono do bebê, é um desafio que a maioria dos pais enfrentam. De acordo com a especialista, a partir dos 6 meses já é possível estabelecer uma rotina para o bebê.

Um sono agradável e tranquilo é o desafio que muito pais enfrentam, e resolver esse impasse pode ser simples, mas é preciso estabelecer uma rotina adequada tanto para o dia quanto para a hora de dormir, logo as noites serão mais tranquilas para toda a família.

Muitos pais têm recorrido a consultoria do sono materno-infantil, um serviço especializado no sono infantil, que auxilia na construção e adaptação de uma rotina de sono de qualidade para o bebê e para toda a família. Em Santa Catarina, uma das únicas profissionais nesta área é a consultora Ana Paula Franz, com certificação internacional pela IMPI (International Maternity & Parenting Institute).

A especialista alerta que a partir dos seis meses já é possível estabelecer uma rotina com bons hábitos de sono para os bebês, e o segredo para obter sucesso, é a repetição da rotina todos os dias.

De acordo com a consultora, uma rotina ao contrário do que muitos pais pensam, não pode ser engessada. Precisa haver flexibilidade. A rotina não tem regra, ela deve ser construída juntamente com a família, de acordo com as necessidades e dinâmica de cada um.

“Tanto para as sonecas quanto para o sono noturno, é importante que a mãe crie um ritual para o bebê entender que chegou a hora de dormir. Isso causa além de previsibilidade, calma e tranquilidade na criança”, explica Ana.

Muitos pais pensam que as sonecas durante o dia são prejudiciais para o sono noturno, mas a especialista alerta que quanto mais descansado o bebê estiver, melhor será a noite de sono dele. As horas de sono variam de acordo com a idade, quando um bebê é recém-nascido, ele dorme cerca de 16 a 18hs por dia, sendo dividas entre dia e noite. Conforme vai crescendo as necessidades do dia diminuem e da noite aumentam, chegando por volta de 11 a 12hs noturnas com 1 ano de idade e 2 a 3hs de soneca no dia.

“A Sociedade Brasileira do Sono recomenda que crianças até 7 anos de idade estejam dormindo até as 20hs. Isso respeita o ciclo natural do organismo deles, não os deixando extremamente exaustos”.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Como organizar a rotina do sono do bebê?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *