Ter plantas em casa é comprovadamente eficaz para melhorar a saúde de seus moradores. Elas são boas produtoras de oxigênio, contribuem para obter uma sensação de relaxamento e bem estar, regulam a umidade e purificam o ar do ambiente. Segundo os ensinamentos do Feng Shui, as plantas em residências trazem boas energias para toda a família e os cactos são bons guardiões da casa.

Porém, algumas pessoas não dispõem de tempo (ou paciência) para cuidar de plantas. A solução para esse problema pode estar no cultivo de um jardim de suculentas. Suculentas são todas as plantas capazes de armazenar água, como agaves, cactos e outras espécies. Originárias de ambientes desérticos, elas se adaptam bem a qualquer tipo de situação, como chuvas em excesso ou escassez de água.

Um jardim de suculentas é muito simples de ter e cuidar. As plantas podem ser cultivadas em qualquer tipo de vaso, sejam eles de plástico, cerâmica ou vidro. Use substratos drenados e faça regas cuidadosas, bastando aguar as plantas uma vez por semana no verão e uma vez a cada quinze dias no inverno.

Esses tipos de plantas, por serem muito resistentes, costumam dar avisos do que precisam. Se a terra estiver seca, é só regar e se estiver sempre muito úmida, o indicado é trocar a terra. Verifique se as folhas estão manchadas ou murchas: isso é um indicativo de que as plantas precisam de água ou estão molhadas demais. Deixe seu jardim de suculentas tomar sol para manter uma cor saudável.

Veja o passo a passo e crie o seu pequeno jardim de suculentas em casa:

Prepare a terra: essas espécies de plantas se desenvolvem melhor em solos com boa drenagem. Por isso, utilize duas vezes areia para uma porção de terra adubada.

Monte o vaso: coloque argila expandida ou pequenas pedras no fundo da travessa. Cubra o recipiente até a metade com terra. Comece colocando as plantas maiores no fundo e depois as menores na frente. Preencha o vaso com terra.

Cubra o solo: para melhorar a drenagem do jardim de suculentas, coloque pedras britas em diferentes tamanhos.

Faça o acabamento: pequenas pedras, seixos, cascas de árvores, pedriscos e argila expandida finalizam o vaso.

Fonte: Westwing.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Como montar um jardim de suculentas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *