Quem já foi mamãe sabe que é comum aparecer algumas manchas durante a gestação e quem está pensando em engravidar alguns cuidados podem ser tomados para evitar tais manchas. As chamadas cloasma, ou melasma, aparecem geralmente no rosto da gestante. Em alguns casos, partes do corpo podem ficar mais escuras também, como as axilas e os mamilos.

“Estas manchas aparecem devido às mudanças hormonais durante a gestação”, esclarece Dr. Gabriel Basílio, cirurgião da clínica de cirurgia plástica em Botafogo, Rio de Janeiro. Durante a gestação ocorre uma maior liberação do hormônio melanócito, que produz melanina. As manchas podem surgir a partir do fim do terceiro trimestre de gestação.

como-lidar-com-as-manchas-na-gravidez

Como prevenir as manchas na pele durante a gravidez

“Devemos usar filtro solar todos os dias e a recomendação para as grávidas é ainda mais forte”, afirma Dr. Gabriel. Para quem não dispensa uma praia ou piscina, evite a exposição nos horários em que o Sol está muito forte e reaplique a cada três horas. O tempo de reaplicação diminui se você entrar na água constantemente ou se estiver suando muito.

Existem diversos tratamentos estéticos que amenizam o melasma. É fundamental procurar um dermatologista. Você estará em um momento muito especial de amamentação, então deve redobrar os cuidados com cremes e produtos de beleza.

O tratamento mais comum para clarear as manchas da gravidez são à base de hidroquinona, mas o produto só pode ser utilizado se você não estiver amamentado. Em alguns casos são recomendados peelings e aplicações com lasers. Mas a conversa franca e aberta com o dermatologista de sua confiança é o melhor caminho para descobrir o tratamento indicado para você.

Mas a boa notícia é que, após a gestação, com a estabilização hormonal, muitas manchas clareiam naturalmente. O importante é cuidar da alimentação, usar hidratante e óleo de amêndoas, protetor solar, descansar e esperar a chegada do seu amado bebê com saúde e tranquilidade.

Filho da Tania, estudante de Publicidade e Propaganda, ator e apaixonado por assuntos ligados à saúde e bem-estar. Divide seu tempo entre a faculdade, estágio e às publicações do blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *