Podemos definir insônia como um distúrbio que dificulta que um indivíduo adormeça ou que consiga dormir uma noite inteira sem interrupção. Quem sofre de insônia passa o dia cansado e ao anoitecer não consegue pegar no sono por mais esgotado que esteja. A insônia é causada por diversos fatores como estresse, depressão, ansiedade, uso de alguns medicamentos, alimentação, entre outros. Todos podemos ter insônia em algum momento da vida, mas alguns indivíduos sofrem de insônia crônica.

Não é raro uma grávida sofrer de insônia. Geralmente, a gestante costuma sentir muito sono no primeiro trimestre de gestação e a sofrer com insônia após o terceiro trimestre. O útero e a barriga aumentam de tamanho, pode haver uma certa dificuldade em respirar por causa da barriguinha, o que pode levar a um sono fragmentado. Além disso, existem as alterações hormonais próprias da gestação e a movimentação do feto, fatores que podem atrapalhar o sono da mamãe.

Dicas para dormir bem durante a gravidez

Insônia na gravidez

Especialistas apontam que não é recomendado tratar a insônia durante a gravidez com medicamentos. Somente um médico pode prescrever um fármaco. Por isso, selecionamos diversas dicas que vão te ajudar a driblar a insônia de forma natural. Conversamos com Luciana Rocha, gerente de marketing da Euro Colchões, que fabrica colchões e camas box. A empresa firmou parceria com o Sleep To Live Institute., que desenvolve pesquisas de ponta relacionadas à saúde do sono.

A posição que você escolhe para dormir é fundamental para uma boa noite de sono. Até a primeira metade da gravidez, dormir de barriga para cima é confortável, depois é recomendado dormir de lado. Experimente colocar um travesseiro sob a barriga para deixar as costas alinhadas e outro travesseiro entre os joelhos flexionados.

Escolha bem o seu colchão. Existem modelos de espuma e com molas. Durante a gestação opte pelas molas, dando preferência às do tipo ensacadas. Este tipo de colchão se adapta melhor às suas novas curvas e tem maior estabilidade. Independentemente de você preferir um colchão mais macio ou mais rígido, o importante é que o colchão ofereça suporte adequado para sua coluna. Também coloque o travesseiro em uma altura que se encaixe perfeitamente entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço.

Se sentir cansaço durante o dia, evite tirar aquele cochilo e deite para dormir sempre na mesma hora. Crie uma rotina relaxante para avisar ao seu cérebro que é hora de descansar. Aproveite para fazer massagem com óleos no corpo. Assim, além de descansar você ainda hidrata e evita as estrias. Ter uma noite de sono revigorante é muito importante para a sua saúde e a do seu bebê. Siga nossas dicas e durma bem.

Filho da Tania, estudante de Publicidade e Propaganda, ator e apaixonado por assuntos ligados à saúde e bem-estar. Divide seu tempo entre a faculdade, estágio e às publicações do blog.

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