criança-cuidando-da-natureza

Hábitos sustentáveis visam preservar a natureza e estão ficando cada vez mais presentes em nosso cotidiano. No Rio de Janeiro, por exemplo, existe multa para quem joga lixo no chão. Alguns acham essa medida muito pesada, porém, só o aviso às pessoas não bastou para que elas deixassem de sujar a cidade.

Uma coisa é certa, é preciso que as mamães se atentem à forma como seus filhos irão interagir com nosso planeta. Afinal, já que a nossa geração foi descuidada, talvez ensinando os pequenos agora, o futuro tenha uma cara mais limpa e saudável.

Pequenas ações de grande importância

Segundo Gelma Reis, diretor da empresa de consultoria ambiental Ética Ambiental, estimular o seu filho a ter cuidado com a natureza não é nenhum bicho de sete cabeças. “Como crianças não têm noções sobre a complexidade de ecossistemas e fauna, você só precisa explicar a importância da natureza para os pequenos entender o porquê de preserva-la”.

A partir da fala de Gelma Reis podemos indicar alguns hábitos legais de se ensinar para seu filho:

Não jogue lixo no chão

Explique para seu filho que o lixo deixa a cidade seja e com cheiro ruim e pode atrair insetos e roedores.

Cuide bem dos brinquedos

Grande parte dos brinquedos é feita de plástico, que é derivado do petróleo. Se cuidar bem deles, não haverá necessidade de comprar outro e assim, poderá ajudar a reduzir o consumo de petróleo pela indústria de brinquedos. Diga para seu filho que o material para fazer o brinquedo pode acabar, e por isso, ele precisa cuidar bem deles.

Economize água

Lavar as mãos e banho são hábitos importantes, entretanto, não precisa gastar mais água do que o necessário nessas ações. Se seu filho for daqueles que nunca quer entrar no banho, mas, quando entra não quer sair, explique de a mesma explicação dos brinquedos. A água potável (apropriada para o consumo) não é um recurso ilimitado.

Varie nos passeios

Você não precisa levar seu filho só para shoppings, cinemas e parques de diversão. Esse tipo de entretenimento costuma gerar muito lixo e gasto de energia. Prefira ensinar seu filho a gostar de esportes ao ar livre e uma alimentação mais saudável, com sanduiches naturais.

O planeta agradece

Preparar a nova geração é essencial para o bem estar de todos. E você, já começou a ensinar seu filho a ser um pequeno amigo do meio ambiente? Comece já!

Filho da Tania, estudante de Publicidade e Propaganda, ator e apaixonado por assuntos ligados à saúde e bem-estar. Divide seu tempo entre a faculdade, estágio e às publicações do blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *