*Por Fabiany Lima

Three little friends playing with wooden bricks, happy girl looking at camera

É impressionante a capacidade que as crianças têm de imaginar, sonhar e criar brincadeiras. Mesmo sem sair da sala de estar, elas conseguem viajar o mundo. Isso nos faz pensar que a criatividade é uma habilidade inerente às crianças, diminuindo a preocupação em incentivar esse espírito criativo no dia-a-dia. Porém, é muito importante estimular isso no cotidiano, para que essa seja uma característica que a criança mantenha e desenvolva para o resto da vida.

Ser criativo não é uma qualidade útil apenas no ambiente profissional. Quem consegue enxergar as situações com outros olhos pode amadurecer mais rápido, lidar melhor com problemas e ter mais capacidade para resolvê-los. Dessa forma, incentivar a criatividade dos filhos é importante para vários aspectos da vida deles.

A melhor maneira para despertar a curiosidade é a brincadeira. Nessa hora, vale usar algumas estratégias. Por exemplo, deixe sempre à disposição folhas de papel e materiais para desenho. Estimule as crianças a sair da rotina, “construir” seus brinquedos, reinventar o significado dos objetos, criar suas próprias brincadeiras.

Outra tática interessante é incentivar a leitura, já que as histórias expandem as mentes das crianças e trazem novas visões de mundo. É verdade que é difícil convencer seu filho a ler quando a sociedade oferece brinquedos tecnológicos, tablets e joguinhos no celular. Mas as histórias estão espalhadas em todas as partes nos tempos modernos. A própria tecnologia disponibiliza conteúdos socioeducativos que estimulam a criatividade.

Não é só dentro de casa que conseguimos inovar e propor brincadeiras diferentes. Os passeios com as crianças também podem despertar a imaginação e abrir novos horizontes. Procure sair da rotina e conhecer novos lugares com seus filhos. Em vez de ir ao shopping, por exemplo, proponha programas que incentivem a criatividade, como esportes, teatro, zoológico, entre outros.

Existem também as atividades que você deve evitar para não reprimir a criatividade dos pequenos. Por exemplo, não reclame tanto da bagunça e sujeira que elas aprontam. Há um desejo natural por explorar as novidades e isso é ótimo para a imaginação. Não permita que eles estejam sempre na frente da televisão ou videogame, procure estar presente incentivando novas atividades.

Portanto, para estimular a criatividade é essencial que os pais estejam presentes no dia-a-dia de seus filhos. Esteja ao lado deles respeitando suas preferências, mas apresentando novas atividades. No final, você também irá desenvolver seu espírito criativo e o aprendizado será compartilhado para toda a família.

*Fabiany Lima é mãe de Gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplicativo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 4 idiomas e que estimula a interação da família.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *