30128-NXY9FF

Escola é sinônimo de aprendizado, novas experiências, conhecimento e laços de amizades. Um mundo de descobertas. É no ambiente escolar que as crianças começam a desenvolver suas particularidades, contribuindo para a formação do ser humano. Por estas razões, escolher uma instituição de ensino é uma tarefa que requer muita responsabilidade.

Os pais procuram um ambiente que esteja de acordo com as expectativas em relação à formação do filho. De acordo com a professora do Colégio Medianeira e mãe de dois filhos, Luciane Hagemeyer, a escola tem papel fundamental e indispensável na formação dos alunos e a escolha certa pode fazer muita diferença no futuro. “Uma boa escola é aquela que ajuda no desenvolvimento intelectual e pessoal da criança. Um local que tenha apreço pelo conhecimento e que invista em sua autoeducação, mais do que em diplomas”, afirma.

As professoras, Luciane Hagemeyer e Leonora Maria Antunes listaram alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de escolher o melhor colégio para matricular o filho.

1-          Projeto pedagógico

O projeto pedagógico da escola reflete como o conhecimento será tratado no ambiente escolar, englobando qual material de estudo será utilizado entre livros e apostilas e também a forma de avaliação da nota. O material escolar é usado como base de apoio para complementação de aprendizagem dos pequenos.

2-      Qualidade de professores

Estes são os principais personagens em relação ao ensino dos alunos. Podem se tornar base e espelho na relação existente dentro de sala de aula. Na conversa com pedagogos ou com o diretor da escola, vale a pena perguntar sobre a formação dos professores e se há um giro muito grande de profissionais dentro da instituição.

3-      Ambiente democrático

Colégios que abram espaço para a discussão de questões sociais, ambientais, econômicas e políticas, possibilitam que a democracia seja estimulada desde cedo, trazendo fatores relevantes e importantes para a educação e a civilidade dos jovens.

4-      Espaço verde

Espaços verdes em escolas podem ajudar na cognição das crianças e funcionam como um conforto natural. A importância da arborização nos colégios desenvolve uma sensibilidade à conservação das áreas verdes, prezando pela qualidade ambiental.

5-      Localização
O tempo de deslocamento diário até a escola deve ser levado em consideração, pois pode ter consequências sobre o rendimento do aluno. Se a criança passar muito tempo no carro ou no transporte escolar, o cansaço pode vir a atrapalhar sua disposição de assistir às aulas. Mas esse não pode ser o motivo da escolha por um colégio.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *