Psicóloga afirma que comer em família pode ser uma solução, assim como brincadeiras criativas.
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A alimentação para as crianças é algo que deve ser muito bem pensando pelos pais. Proporcionar uma educação alimentar saudável desde cedo nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso ter cuidados e atenção para saber escolher os nutrientes corretos para o melhor desenvolvimento da criança.

E é pela rotina que os pais podem treinar a dieta alimentar de seus filhos. Com carinho e afeto envolvidos, a refeição à mesa se torna um momento essencial na relação dos pais com as crianças. De acordo com a psicóloga e mãe Juliana Martins, essas oportunidades são o ponto chave para alcançar o sucesso. “Para que a criança goste de um alimento, é necessário que ele o prove várias vezes. Esse contato contínuo faz com que o paladar torne aquela comida algo natural e saboroso”, revela.

Dessa forma, Juliana listou algumas dicas para quem está passando por essa fase e precisa de estratégias úteis:

1 – Dê o exemplo

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É em casa que a criança aprende a comer bem, de forma saudável e consciente. Cuide com o que você come na frente do seu filho, afinal, você é um modelo para ele. Assim, comer sentado à mesa, comer sozinho e experimentar novos alimentos são atitudes que você deve fazer também.

2 – Comer o que plantou!

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Mesmo morando em apartamentos pequenos, podem-se plantar temperos e algumas verduras.  Fazer com que as crianças participem do processo de criação da comida estimula a cuidar e valorizar o alimento. Esse incentivo será positivo, por exemplo, na hora de montar um prato mais colorido e saudável.

3 – A criança faz o cardápio

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Inserir a criança no planejamento do cardápio e das compras do mês gera envolvimento e comprometimento com o que está sendo planejado, além de ser uma ótima oportunidade de trocas e para que você ensine mais sobre os alimentos e nutrientes.

4 – Nada de televisão

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Todas as atenções devem ser voltadas à refeição. Nada de tablet, ipad, televisão ou celular na hora da comida. O momento da refeição é uma oportunidade para família estar junta e interagir.

5 – Seja criativo

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Hoje em dia existem diversas invenções que podem lhe ajudar nesse momento. O Jogo da Boa Alimentação é uma delas, e toda família brinca durante as refeições. Ele consiste num jogo de dados, onde cada face tem uma tarefa a ser cumprida, como “comer uma coisa amarela ou branca”, “comer a coisa que menos gosta na mesa” ou “mastigar 20 vezes o que quiser antes de engolir”.

Além desse, existe também o Mural Comer Bem e o Pote do Reconhecimento.

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No mural, a criança ganha uma estrela à medida que conquista um objetivo na alimentação. Já o Pote pode ser utilizado, por exemplo, com crianças que já estão acima do peso ou que devem reduzir o consumo de algum alimento. A meta é criar responsabilidade, estimulando o compromisso firmado. O pote, com o nome da criança e a meta definida, será preenchido por uma pedrinha a cada dia que ficar sem comer o que não deve.

E quando o objetivo for alcançado, no final das brincadeiras, você ainda pode oferecer uma recompensa pré-determinada, como, por exemplo, um passeio divertido.

Serviço: Juliana Martins – psicóloga, mãe e dona do BBDU

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