Dormir durante a gestação pode parecer desconfortável para algumas futuras mamães que já estão com a gravidez avançada, pois conforme a barriga cresce, fica mais complicado achar uma boa posição. Só que dormir é essencial para uma gestação tranquila, visto que o corpo precisa se adaptar às várias mudanças e descansar. Então é preciso se esforçar um pouquinho para manter o descanso sempre em dia.

No início da gestação, dormir é uma atividade muito tranquila, pois os hormônios que dão suporte à gestação deixam a grávida com sono constante, e como a barriga ainda não está tão evidente, basta encontrar uma cama bem confortável pelo caminho para deitar e fechar os olhos. Passado esse período, fica um pouco mais complicado, então selecionamos algumas dicas para te ajudar:

Os 10 mandamentos do sono

  • Mantenha o quarto sempre arejado e se possível, escuro;
  • programe-se para dormir e acordar sempre no mesmo horário, para criar uma rotina de sono e seu corpo se acostumar com isso;
  • só deite na cama se for para dormir, para que seu cérebro entenda que esse lugar é ideal para o repouso;
  • bebidas estimulantes e sono não combinam, com a gravidez muito menos. Portanto, esqueça as bebidas alcoólicas e consulte seu médico para saber se o café está liberado. Caso esteja, evite ingeri-lo nas últimas três horas antes de dormir;
  • evite dormir mais de uma hora durante o dia, para que isso não atrapalhe o sono noturno. Sonecas de até 40 minutos estão liberadas;
  • evite ingerir comidas muito pesadas até três horas antes de dormir, para que seu cérebro não se concentre em trabalhar a digestão ao invés do sono;
  • deixe os problemas fora da cama. Pensar neles na hora de dormir pode causar insônia;
  • atividades relaxantes antes do horário de dormir são ótimas “preparatórias” para o sono, como, por exemplo, a leitura de um livro;
  • mantenha as roupas de cama sempre limpas;
  • não se esqueça das atividades físicas!

Qual a melhor posição para grávidas dormirem?

A posição de lado é a mais indicada para dormir, não só para grávidas, mas para todos, pois a coluna fica alinhada e a respiração é mais tranquila. Segundo Vivian Cardoso, coordenadora de marketing da Euro Colchões, loja de colchões, dormir bem vai além de ter um bom colchão.

”Para atingir a postura correta, também é importantíssimo escolher um travesseiro que se alinhe ao corpo, como é o caso do Body Pillow. Ele ajuda a manter a coluna alinhada e apoiar o queixo, o que evita a flexão do pescoço. Além disso, reduz o atrito entre os joelhos e tornozelos e impede a tão temida virada de bruços, que é terrível para as grávidas”, ressalta Vivian.

Se, mesmo com essas precauções, você apresentar distúrbios do sono como a apneia ou ronco, converse com um especialista.

Filho da Tania, estudante de Publicidade e Propaganda, ator e apaixonado por assuntos ligados à saúde e bem-estar. Divide seu tempo entre a faculdade, estágio e às publicações do blog.

1Pingbacks & Trackbacks on Como dormir bem durante a gravidez