Uma tarefa complicada quando somos mães é manter o cabelo bonito quando o tempo é curto e os custos do salão de beleza bem salgados. Toda mulher é assim: tem dia em que as madeixas ficam lindas quando secam, em outros, a vontade é reiniciar o dia para ver se acontece algum milagre.

É nesse ponto que entram em cena os truques caseiros que podem se transformar rapidamente em máscaras poderosas, hidratando até o último fio teimoso que insiste em ficar ressecado. Tudo sem sem sair de casa e com o gasto mínimo.

 

Óleo e leite de coco

Penetram facilmente no fio, garantindo nutrição e hidratação profundas. Como contém ácidos graxos, também fortalece o cabelo, sela as cutículas, ajuda a desembaraçar, dá brilho, maciez e sedosidade. Misture 2 colheres de sopa de óleo com o seu condicionador usual e espalhe mecha por mecha. Deixe agir por 10 minutos e lave como de costume.

Mais indicado para cabelos cacheados ou crespos e que estejam demasiadamente ressecados, também pode ser usado em cabelos ondulados ou lisos que estejam com o comprimento e pontas bastante comprometidos.

 

Abacate, mel e azeite

Rico em vitaminas do complexo B, o abacate tem uma eficaz ação hidratante. Com alto teor de vitaminas e minerais, também estimula o crescimento do cabelo naturalmente. Amasse a polpa da fruta, adicione um pouco de mel e azeite e aplique a mistura imediatamente no cabelo úmido, concentrando-o nas pontas.

Após massagear mecha por mecha, coloque uma touca, deixe a máscara agir por 30 minutos e lave como de costume.

Banana, abacate e iogurte

A hidratação à base de banana é indicada para quem tem os cabelos maltratados por químicas frequentes ou pelo calor do secador e da chapinha. A fruta é rica em óleos naturais, carboidratos e vitaminas que ajudam a suavizar o cabelo e proteger a elasticidade natural do fio. O alto índice de potássio ajuda a combater a caspa e favorece o fortalecimento dos cabelos, o que minimiza a quebra.

Coloque 1 banana, 1/2 abacate e 80ml iogurte no liquidificador, bata e aplique nos cabelos, deixando agir por 15 minutos. Lave como de costume.

Cenoura e leite

Fonte de vitamina C e betacaroteno, a máscara de cenoura é indicada para quem tem “cabelos mistos”, ou seja, oleosos nas raízes e secos nas pontas. Isso porque ela tem uma leve ação adstringente ao mesmo tempo em que promove a hidratação.

Pique 1 cenoura em pedaços pequenos e bata com 4 colheres de sopa de leite por três minutos no liquidificador. Coe este suco e misture com 4 colheres de sopa de creme de hidratação. Aplique no cabelo úmido e limpo e deixe agir por 30 minutos. Retire todo o produto e deixe secar naturalmente.

Já testei também uma receitinha com babosa, há muitos anos, mas como eu não fui a única a ter uma reação alérgica a essa planta, acabei por me desfazer da receita. Se tiver uma receitinha caseira milagrosa, só nos contar aí nos comentários!

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Como cuidar dos cabelos sem sair de casa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *