Quem gosta de cozinhar sabe como é: você se diverte, cria pratos gostosos, mas gasta um tempão em cada detalhe. E com a correria do dia a dia, cada minuto conta. Principalmente para as mamães que estão sempre atentas aos filhotes e adoram preparar lanches e refeições gostosas para eles.

A empreendedora Camila Verdeja, criadora do Gourmet Jr., projeto de alimentação infantil saudável, e mãe do Santiago, 5 anos, dá ótimas ideias para congelar papinhas e assim deixar a vida mais prática – sem perder qualidade! Para essas dicas, Camila contou com a ajuda da nutricionista Fernanda Saccoletto.

A melhor maneira de congelar a papinha

– Comece pelas quantidades: Se você costuma fazer a papinha só para o consumo imediato do bebê e vai começar a congelar agora, a dica é simples: prepare o dobro da quantidade de costume.

Passo a passo para congelar

– Escolha o recipiente certo: os melhores são os de vidro (a tampa pode ser de plástico). Dá para congelar a vácuo também, em sacos plásticos que não permitem a entrada de ar.

– Faça um rótulo: uma etiqueta simples, escrita à mão com o nome da papinha e o dia em que você está congelando. A validade é de, em média, 3 meses no freezer.

– Espere esfriar: até ficar em temperatura ambiente e feche bem o potinho. Só então leve ao congelador.

– Na hora de descongelar: tire a papinha do freezer uma noite antes de servir e deixe-a na geladeira. Nunca retire direto do congelador para a temperatura ambiente porque isso favorece o aumento de bactérias. Precisa descongelar de última hora? Coloque o potinho em banho maria ou no micro-ondas.

– A papinha congelada perde nutrientes? Um pouco. O teor de proteínas, carboidratos e lipídeos não se altera, mas pode existir uma perda mínima de vitaminas e minerais por conta do processo.

Mas vale lembrar que, mesmo com perda de alguns nutrientes, a papinha feita por você em casa e congelada é infinitamente mais saudável do que a industrializada.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *