A horta e a oficina de culinária como estratégias na educação alimentar das crianças

2 - Projeto Natureza - Ativa Idade - Foto de Juliana Radspieler

As crianças são naturalmente curiosas. Essa curiosidade as leva a experimentar tudo o que é possível desse mundo cheio de novidades à sua volta. Esse fato é maravilhoso, visto que é principalmente pela experimentação, explorando os sentidos, que as crianças aprendem.

Com base nisso, a Creche Escola Ativa Idade, localizado no Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro, estruturou seu plano de educação alimentar com crianças desde um ano de idade. Segundo a diretora, Monica Radspieler, o objetivo é criar um laboratório vivo e fazer com que as crianças experimentem e vivenciem todo o processo de uma alimentação saudável, desde a plantação até o preparo das refeições, de modo que elas percebam desde cedo a importância de se alimentar bem e levar esse hábito para a vida toda.

5 - Projeto Natureza - Ativa Idade - Foto de Juliana Radspieler

O plano de educação alimentar da Ativa Idade se iniciou com a plantação de 15 diferentes hortaliças, que foram plantadas com a ajuda de crianças desde dois anos de idade. As crianças maiores fizeram cartazes ilustrando como cada planta ficaria quando crescesse e para tornar toda a experiência mais lúdica, elas confeccionaram um espantalho, que é o guardião da hortinha e protagonista de diversas histórias. Desde então, o cultivo das mudas é feito diariamente pelas próprias crianças com o auxílio de uma jardineira.

3 - Projeto Natureza - Ativa Idade - Foto de Juliana Radspieler

Para a Ativa Idade, o Plano de educação alimentar precisa ser completo, por isso, além de plantar e cultivar, as crianças colhem cuidadosamente os temperos que serão usados na Oficina de Culinária, onde preparam deliciosos sucos, saladas e sanduíches, por exemplo. Os pais, é claro, não ficam de fora dessa degustação. As crianças levam para casa as receitas preparadas para dividirem com a família o prazer dessa experiência. Além disso, a instituição acaba de fechar uma parceria com a loja de produtos naturais Carioca Zen, que fará degustações de diversos produtos naturais com as crianças e suas famílias.

4 - Projeto Natureza - Ativa Idade - Foto de Juliana Radspieler

A última oficina de culinária inclusive foi feita em parceria com o Carioca Zen e a Green Forever Clorofila. As crianças plantaram o trigo, cultivaram as mudinhas e, depois de 10 dias, vivenciaram o processo de extração da clorofila, que virou matéria-prima para um delicioso suco para toda a escola.

Por meio do conhecimento e da ação participativa das crianças na produção e no consumo das hortaliças, a Ativa Idade consegue despertar nos alunos mudanças em seu comportamento alimentar, atingindo também a família.

– Quando começamos a cultivar as hortaliças em nossa horta, elas deixaram de ser rejeitadas e começaram a fazer um sucesso enorme nas refeições das crianças. Todas querem comer, pois é fruto do trabalho delas próprias. Ficamos imensamente felizes em ver na prática diariamente o resultado desse projeto – ressalta Monica.

Essa relação direta com os alimentos também contribui para que o comportamento alimentar das crianças na vida se volte para os produtos mais naturais e saudáveis, oferecendo um contraponto à ostensiva propaganda de produtos industrializados e do tipo fast-food.

O propósito principal da Ativa Idade com esse projeto é a educação alimentar das crianças, mas a creche aproveita o gancho para estimular a aprendizagem integrada, desenvolvendo também diversas atividades pedagógicas de forma contextualizada.

– Durante a oficina de culinária, exploramos diversos eixos da aprendizagem, como a linguagem, a matemática, as ciências, a história, a geografia e as artes. As receitas, por exemplo, são sempre redigidas pelas crianças em um cartaz que fica exposto no atelier culinário, estimulando assim a linguagem. Conceitos matemáticos como quantidade (dos ingredientes) e tempo (de preparo) também são trabalhados nesses momentos. Se as crianças preparam uma receita típica de um país ou de uma região, aproveitamos para falar um pouco daquele lugar. As possibilidades de aprendizagem integrada são infinitas.

6 - Projeto Natureza - Ativa Idade - Foto de Juliana Radspieler

A creche escola Ativa Idade fica na rua Engenheiro Marques Porto, 86, no Humaitá.

Divide o seu tempo de mãe de um casal com o blog e os projetos dele. A rotina materna vai além de cuidar dos filhos: lê, pesquisa, analisa, filtra, inventa as melhores maneiras de tornar a vida de mãe mais leve, sem neuras e com muito bom humor!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *