A maternidade tem me levado à uma vida de intensas pesquisas e descobertas.
Primeiro comecei pesquisando sobre qual a melhor maneira que meu filho poderia nascer, então comecei a pesquisar sobre amamentação, introdução alimentar por BLW, criação com apego, disciplina positiva e tantas outras coisas que englobam esse maravilhoso e trabalhoso mundo da maternidade.
E numa dessas pesquisas, conheci um método chamado Montessori.

O Método Montessori é um modelo educacional desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori.

É caracterizado por uma ênfase na independência, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológias da criança.
É um método bem abrangente, mas hoje gostaria de focar apenas nos brinquedos.

Todos eles devem estimular de alguma maneira a autonomia do bebê. Maria Montessori dizia: “nunca ajude uma criança numa tarefa que ela sente que pode realizar sozinha”.
Os brinquedos devem estimular também a criatividade, os sentidos, a concentração, a coordenação , a responsabilidade, a noção dos cuidados pelo bem estar comum, e no aspecto cognitivo, preparar a mente matemática e apoiar o desenvolvimento da linguagem.

Veja abaixo alguns exemplos:
(Imagens retiradas do Pinterest)

IMG-20150430-WA0006           IMG-20150430-WA0008   IMG-20150430-WA0009                  IMG-20150430-WA0010

Quando enviei algumas dessas imagens para a minha sogra e pedi ajuda para fazer para o Ben, no dia seguinte ela o presenteou com esta linda almofada! Nós amamos!

IMG-20150429-WA0004        IMG-20150429-WA0005

IMG-20150430-WA0014

Um ponto importante é apresentar os brinquedos sempre em constante rotação.

“Ajuda-me a fazer sozinho !” Esta é a máxima que pode representar a essência do Sistema Montessori, ajudar a criança na medida certa. Deixá-la fazer sozinha o que é capaz. Segui-la e instigá-la a percorrer novos caminhos , apoiando quando for preciso, respeitando em cada um o seu próprio ritmo.

P.S.: Essas são sugestões de brinquedos para bebês de 5-15 meses.

Esposa do Junior e mãe do Benjamim, paulista que mora em João Pessoa. Cursou gastronomia na faculdade, mas trancou para realizar um serviço voluntário, e foi lá que conheceu seu esposo. Já trabalhou como personal chef e, também, como chef de cozinha num studio fotográfico, onde fazia pratos que eram fotografados para cardápios, livros de receitas etc. Cozinhar é sua paixão!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *